Ilustrações

Samuca realiza mostra de humor gráfico com cartuns, charges e caricaturas

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 29/09/2014 às 15:40
Leitura:

Cartunista inaugura a mostra Samuca pra ver de perto nesta terça na Galeria Café Castro Alves / Foto: divulgação

Cartunista inaugura a mostra Samuca pra ver de perto nesta terça na Galeria Café Castro Alves Foto: divulgação

Cartuns, caricaturas, charges e desenhos poeticamente divertidos estão reunidos na exposição Samuca pra ver de perto, que o cartunista pernambucano abre nesta terça-feira (30), a partir das 19h, na Galeria Café Castro Alves (Rua Capitão Lima, 280), em Santo Amaro, Centro do Recife.

As charges são pontos de vista sobre atualidades

As charges são pontos de vista sobre atualidadesIlustração: Samuca

A mostra de humor gráfico é um apanhado de 40 trabalhos de humor gráfico, cada um com dez cópias com assinaturas originais do ilustrador Samuca, com preços a partir de R$ 60. Uma novidade da exposição é seu caráter mutante: cada obra vendida é substituída por um quadro diferente, marcando a renovação constante da mostra.

"Samuca é um cartunista premiado em salões internacionais e não me canso de ver a poeticidade de suas linhas, que formam pontos de vista divertidamente ácidos sobre fatos históricos, contemporaneidades e relações humanas", diz o chargista Clériston, que assina a apresentação da exposição.

Entre as caricaturas expostas, está a de Naná Vasconcelos

Entre as caricaturas expostas, está a de Naná VasconcelosIlustração: Samuca

A Galeria Café Castro Alves funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h, e das quintas aos sábados também das 18h até as duas da madrugada.

BIOGRAFIA -Samuca começou a carreira profissional em 1984 no jornal alternativo O Rei da Notícia. Hoje é chargista de opinião do Diario de Pernambuco, onde trabalha desde 2006.

Em 1999, lançou A Vida Por Uma Linha, que foi premiado como melhor livro de cartum no 12º HQ MIX. No ano seguinte, lançou o livro Humor do Fim do Século com mais quatro cartunistas pernambucanos, premiado como melhor livro de charge no 13º HQ MIX, foi quando também fundou a Associação dos Cartunistas de Pernambuco - ACAPE, na qual é o atual Diretor Presidente.

Em 2009 lançou o segundo livro de cartum Sem Palavras, pelo Funcultura do Estado de Pernambuco, também premiado como melhor livro de cartum no 23º HQ Mix.

Mais lidas