Domingo é dia de museu

Som na Rural faz a festa na reabertura do Museu da Cidade do Recife aos domingos

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 29/08/2015 às 15:30
Leitura:

O Som na Rural estaciona no Museu da Cidade do Recife aos domingos / Foto: Divulgação

O Som na Rural estaciona no Museu da Cidade do Recife aos domingos Foto: Divulgação

Que tal o entorno de um museu regado a música, poesia, brincadeiras para crianças e frevo rasgando os passos dos saudosos pelo Carnaval? E, se esse mesmo museu estivesse aberto ao púlico para visitação guiada a imagens, mapas e outros documentos que contassem um pouco da história de Pernambuco do século 16 até os dias atuais, a programação seria completa. Certo? 

É exatamente essa a ideia do projeto que tem início neste domingo (30), no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas. O evento terá a participação do Som na Rural durante todo o dia para marcar a reabertura do museu aos domingos e, dessa forma, movimentar o bairro de São José com opções de lazer para o público infantil e adulto.

"Essa parceria com Roger e o Som na Rural vai dinamizar as imediações do Museu da Cidade do Recife e movimentar o espaço que, especialmente por motivos de segurança, há pelo menos cinco anos tinha deixado de funcionar aos domingos", ressalta a diretora do museu, Betânia Correa.

O desejo de reabrir as portas veio junto com o início da temporada de verão que o Som na Rural quer implementar no Recife. "O público vai poder visitar as exposições e aproveitar outras atividades culturais durante todo o dia. Desde expressões populares até a cultura erudita vão integrar a programação dos últimos domingos do mês, com atrações que vão agradar a todas as idades", comentou Betânia. 

O SOM NA RURAL - A itinerância do projeto da caminhonete Rural Willys, de Roger de Renor e Nilton Pereira - responsáveis pelo Som na Rural -, já ultrapassou as barreiras do Estado e aportaou, recentemente, em Brasília e São Paulo. De volta à capital pernambucana, eles dão início a uma temporada que deve seguir até o Carnaval. O projeto dos domingos no Museu da Cidade do Recife é um deles.

"Voltamos do nosso tour com a vontade de manter uma programação, digamos, mais organizada, que consiga cumprir uma agenda como equipamento cultural que nos tornamos. O pontapé inicial vai ser dado com o projeto do Museu, que é muito bacana e acaba fazendo a nossa estreia com o público infantil", comentou Roger.

As crianças vão ganhar mais intimidade com o que Roger chama de 'brinquedo grande' e vão poder curtir o Som na Rural com a contação Essa Rural Tem é História, a partir das 10h, com comando de Adelia Oliveira, do Coletivo Eu Passarinho e a Cia Animatos Invictus.

O trabalho do fotógrafo Alexandre Severo está entre as imagens da exposição Capibaribe Meu Rio

O trabalho do fotógrafo Alexandre Severo está entre as imagens da exposição Capibaribe Meu RioFoto: Alexandre Severo/PCR

EXPOSIÇÃO CAPIBARIBE MEU RIO - Em cartaz desde o primeiro semestre deste ano, a mostra Capibaribe Meu Rio é mais uma opção para o público que for conferir a programação do Museu da Cidade do Recife. A exposição, que tem a curadoria da própria Betânia Correa e do historiador Dirceu Marroquim, traz em fotos, áudios e curta-metragens imagens do rio desde a década de 1940 até os dias atuais. 

As lentes de Alexandre Severo, Eduardo Queiroga, Beto Figueiroa, entre outros, são as responsáveis pelas fotos do Capibaribe em exposição.

Confira a programação:

10h - Essa Rural tem é história - com Adelia Oliveira, do Coletivo Eu Passarinho e a Cia Animatos Invictus

10h às 17h - Visita guiada pelo museu

11h30 - Vivência musical com o Coletivo Hullabaloo

15h - Sarau com Allan Salles e o poeta Miró, que autografa o livro a Deus

16h - Banda Capitão Zuzinha, da Polícia Militar

16h - Klessio Rimas e Kontrabãda

17h - Palhaço de cara limpa

17h - Orquestra Experimental de Frevo

18h - Reggae Riff

19h - Adiel Luna

20h - DJ Dolores com Iuri Queiroga e o Projeto Stank

Mais lidas