Cultura

Centros culturais de Pernambuco participam da Primavera dos Museus

Lorena Barros
Lorena Barros
Publicado em 21/09/2015 às 7:25
Leitura:

O Espaço Ciência é um dos locais que participará do evento / Foto: Michelle Souza / JC Imagem

O Espaço Ciência é um dos locais que participará do evento Foto: Michelle Souza / JC Imagem

A primavera, estação das flores, também abre temporada de eventos nos museus pernambucanos. São oficinas, palestras, apresentações musicais, recitais de poesia e exposições, gratuitas para o público, desta segunda-feira (21) até o dia 26. A programação faz parte da 9ª edição da Primavera dos Museus, que em 2015 explora a temática indígena.

“É um tema muito importante no contexto atual, quando se vê que a memória dos povos indígenas é desvalorizada e incorporada sem referências à nossa cultura dominante de origem europeia”, declara o químico Antônio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência. A instituição, localizada no Complexo Salgadinho, em Olinda, vai oferecer 11 oficinas diferentes, até o dia 25.

 

Uma das atividades organizadas pelo Espaço Ciência, no planetário, é uma sessão desvendando a astronomia praticada pelos índios. Os participantes da oficina descobrirão, por exemplo, que as constelações de Escorpião e do Cruzeiro do Sul são interpretadas como uma só pelos indígenas. “Eles chamam de constelação da Ema, o Cruzeiro do Sul é a cabeça e o Escorpião são as pernas da ave”, diz Pavão.

Mais lidas