Lançamento

Livro de fotografias revela o sertão noturno e poético

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 27/11/2015 às 14:52
Leitura:

Entremeios vai ser lançado neste sábado (28), no Museu do Cais do Sertão / Foto: Lia Lubambo e Gustavo Bettini

Entremeios vai ser lançado neste sábado (28), no Museu do Cais do Sertão Foto: Lia Lubambo e Gustavo Bettini

Experimentações fotográficas no decorrer de dois anos entre cidades do Sertão pernambucano culminaram em uma compilação de imagens que revelam os ares noturnos e poéticos da Região, no livro Entremeios, idealizado por Lia Lubambo e Gustavo Bettini. Em conjunto - assim como nas fotos, que não foram assinadas - os fotógrafos lançam a publicação neste sábado (28), no Museu Cais do Sertão.

A técnica utilizada pelos casal na captura das imagens foi a de longa exposição, sob a luz natural da lua e das estrelas, uma vez que a intenção era 'flagrar' as particularidades do ambiente com a construção de um olhar conjunto e livre de convenções.

Munidos de bagagens, tripés, câmeras e outros equipamentos, a dupla percorreu cerca de 6,5 mil quilômetros de estrada, entre cidades e vilarejos do Sertão. Entremeios é exatamente o resultado do desejo de ambos de compartilhar essa vivência dos ares sertanejos e de um povo que preserva seus costumes e tradições. 

Na ocasião do lançamento os autores participam de um bate-papo para contar sobre a obra e a experiência do trabalho. Além deles integram a 'roda de conversa' o fotógrafo Fred Jordão e o historiador e coordenador do curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Francisco Sá Barreto. A programação tem início as 15h e se encerra junto com as atividades do Museu, às 17h.  

Entremeios virou exposição na Arte Plural Galeriae, com curadoria da jornalista e especialista em fotografia Simonetta Persichetti. O trabalho recebeu a aprovação do Fundo de Incentivo à Cultura - Funcultura, do Governo do Estado de Pernambuco, para agora ganhar versão impressa. 

 

 

Mais lidas