Boa Viagem

Mostra reúne projetos do arquiteto Diógenes Rebouças no Dona Lindu

Mariana
Mariana
Publicado em 07/04/2016 às 20:05
Leitura:

A mostra, que estará na galeria de 16 a 24 de abril, integra as comemorações do centenário de Diógenes / Foto: Divulgação

A mostra, que estará na galeria de 16 a 24 de abril, integra as comemorações do centenário de Diógenes Foto: Divulgação

A exposição "Diógenes Rebouças: cidade, arquitetura e patrimônio" que contempla maquetes, fotos e vídeos do arquiteto modernista baiano será apresentada na Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A mostra, que estará na galeria de 16 a 24 de abril e é gratuita, também integra as comemorações do centenário de Diógenes, que nasceu em 1914 e faleceu em 1994. Na noite de abertura, 16, a exposição funcionará das 17h às 20h, já nos outros dias, o horário será ampliado, começando às 12h.

Diógenes Rebouças foi um dos principais arquitetos modernos do País e contemporâneo de Oscar Niemeyer, que projetou o Parque Dona Lindu, Rebouças, entre outras obras, arquitetou a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e o Complexo Esportivo da Fonte Nova, ambos em Salvador. Na exposição, 16 maquetes são o grande destaque na representação dos principais projetos do arquiteto, além de reproduções de desenhos originais, fotos, videos e uma linha do tempo de quase 20 metros.

Recife é a segunda parada da exposição, que já havia passado por Salvador, e foi vista por mais de dez mil pessoas. A escolha pela capital pernambucana não acontece em vão, pois do dia 17 a 22 de abril acontece o XI Seminário Docomomo Brasil, dedicado à arquitetura moderna. Em Pernambuco, Diógenes Rebouças foi consultor da Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (Fidem) nos anos 1970, além de prestar consultoria para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan.

A mostra é promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e Instituto de Arquitetos do Brasil, com apoio do Fundo de Cultura da Bahia, Odebrecht e Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia.

Mais lidas