Bastidores

Arte da Animação Pernambucana aporta na Caixa Cultural

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 28/10/2016 às 13:14
Leitura:

Exposição Arte da Animação Pernambucana acontece de 3 novembro a 4 de dezembro / Foto: Divulgação

Exposição Arte da Animação Pernambucana acontece de 3 novembro a 4 de dezembro Foto: Divulgação

A exposição Arte da Animação Pernambucana aporta na Caixa Cultural Recife, no centro da capital pernambucana, de 3 novembro a 4 de dezembro. A partir de frames ou fotogramas dos bastidores dos processos de produção fílmica, a exposição retrata a riqueza artística do cinema de animação. A visitação pode ser feita gratuitamente de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 10h às 17h.

Ao todo, serão 60 obras em formato de desenho, pintura, modelagem, fotografia e manufatura de objetos, personagens ou cenários. Nos dias 5 de novembro e 3 de dezembro, serão exibidos três dos curtas que geraram os fotogramas - "Dia Estrelado", "O Ex-Mágico", "Deixem Diana em Paz" e "O Gaivota". Em cada dia, serão feitas duas sessões, às 16h e 18h, com entrada gratuita.

Foto: Divulgação

A Arte da Animação Pernambucana aponta para a diversidade de estilos, técnicas e poéticas no cinema de animação realizado no estado e destaca os trabalhos de artistas como Nara Normande, Júlio Cavani, Raoni Assis, Olímpio Costa e Lula Gonzaga, que recentemente recebeu o título de Patrimônio Vivo. As imagens criadas foram geradas a partir de diferentes ferramentas analógicas e digitais. "Demoramos tanto tempo de vida e trabalho fazendo um filme de animação que acaba sendo pouco ele se resumir ao tempo que fica na tela", explica Olímpio Costa, organizador da exposição. 

Arte da Animação Pernambucana oferece oficinas

Foto: Divulgação

Além da exposição, a Arte da Animação Pernambucana oferece a oficina Princípios da Animação. Voltada a crianças e jovens entre 8 e 14 anos, a atividade acontece nos dias 22, 24 e 26 de novembro, das 14h às 17h. A oficina será ministrada pelo premiado cineasta e animador Bruno Cabús, que vai mergulhar com os participantes no mundo da animação, mostrando desde os primeiros dispositivos de ilusão óptica até os mais desenvolvidos processos de produção audiovisual. As inscrições acontecem entre os dias 14 e 19 de novembro e através do endereço [email protected]. Na mensagem, é preciso informar o nome, a idade e o dia em que deseja participar da oficina.

Mais lidas