África

Carlos Augusto Lira abre exposição Lira Amar África na Galeria RioMar

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 01/12/2016 às 15:29
Leitura:

Exposição teve curadoria do arquiteto e colecionador Carlos Augusto Lira em parceria com a antropóçoga Ciema Melo e Silva / Foto: Ashlley Melo / JC Imagem

Exposição teve curadoria do arquiteto e colecionador Carlos Augusto Lira em parceria com a antropóçoga Ciema Melo e Silva Foto: Ashlley Melo / JC Imagem

Após o sucesso da exposição Liramartes, que recebeu mais de 35 mil pessoas, a Galeria RioMar recebe uma nova exposição. Batizada de 'Lira Amar África', as coleção teve curadoria do arquiteto e colecionador Carlos Augusto Lira em parceria com a antropóçoga Ciema Melo e Silva.

Quem for na exposição poderá conferir o diálogo estabelecido reforça a harmonia entre as peças vindas de diversos países da África, como Senegal, Camarões e Congo, e européias no estilo art déco. "Grandes artistas do mundo, como Pablo Picasso e Francisco Brennand, foram inspirados pelo estilo africano. Vemos desingers de moda, arquitetos e pintores sendo inspirados pelo estilo da África", explica o colecionador  Carlos Augusto Lira, que se diz movido pela beleza. "Qualquer beleza", garante.

Ouça a reportagem de Juliana Oliveira, da Rádio Jornal:

Entre os destaques da exposição, estão os tecidos trazidos de outros países por Carlos Augusto. "Estampados ou bordados, as peças mostram motivos da cultura africana, que não tem medo de misturar as cores", explica o irriquieto colecionador. Para o arquiteto, outro ponto importante da exposição é o fato de muitos dos itens terem realmente sido usados. "Temos duas roupas usadas pela realeza local, chapéus, máscaras, além de uma porta e uma escada foram realmente utilizados, não são apenas artesanato - que também tem seu valor", conta Lira.

Ashlley Melo / JC Imagem
Carlos Augusto Lira abre exposição 'Lira Amar África' na Galeria RioMar - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
Arquiteto expõe sua coleção sobre a África - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
Peças de diversos materiais se misturam na exposição - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
Cerca de 200 peças fazem parte da exposição - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
O arquiteto começou sua coleção na década de 1960 - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
Estética da África influenciou e influencia diversos artistas ocidentais, defende Lira - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
Exposição começou nesta terça-feira (1°) - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
Galeria RioMar recebe a exposição 'Lira Amar África' - Ashlley Melo / JC Imagem
Ashlley Melo / JC Imagem
O irriquieto arquiteto diz se mover pela beleza - Ashlley Melo / JC Imagem

Exposição Liramartes

Além da exposição 'Lira Amar África', uma parte da Galeria RioMar ainda conta com peças da exposição Liramartes, que faz o diálogo entre a arte popular brasileira e a arte erudita. "Essa conversa, que já é algo que faço em minha casa, é importante para mostrar que grandes artistas bebem da mesma fonte que nossos mestres populares", explica o arquiteto e colecionador Carlos Augusto Lira.

Mais lidas