Memória

Gravurista pernambucano Samico terá obra exposta em Nova York

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 02/02/2017 às 5:48
Leitura:

Obra de Samico será exposta em importante galeria de arte nova-iorquina / Foto: divulgação

Obra de Samico será exposta em importante galeria de arte nova-iorquina Foto: divulgação

A obra do mestre gravurista pernambucano Gilvan Samico, morto em 2013, integrará a exposição “Samico Between Worlds – Rumors of war in Times of Peace” em Nova York (EUA) neste sábado (4), com curadoria de Marcio Harum. Abordando os aspectos metafísicos da obra do artista em 14 xilogravuras, a exposição ficará aberta até 5 de março. Samico tem uma carreira com 300 exposições em 30 países, premiado pela Bienal de Veneza e com obras no MoMA NY.

Com produção do Grupo Om, Dream Box Art Lab e Juliana Freire, a exposição de Samico ocupa sala na 319 Grand Street no Lower East Side, uma galeria locaizada em um dos mais importantes distritos de artes visuais de Nova York.

O trabalho do pernambucano nascido no Recife é baseado na universalidade. Lendas, mitos e a reinvenção da arte popular são sua marca registrada. Considerado um dos ícones do Movimento Armorial, que buscou criar uma arte brasileira a partir dos elementos indígenas, negros e europeus que fundaram a cultura de seu lugar de origem, Samico, em sua última fase, da qual as obras mostradas na exposição são integrantes, procurou uma interpretação mais autoral do universo abordado.

Mais lidas