Primeira vez na folia

10 dicas para os estreantes no Carnaval pernambucano

Mariana
Mariana
Publicado em 23/01/2017 às 17:53
Leitura:

Para aguentar a maratona, é preciso estar preparado / Foto: Edmar Melo/ acervo JC Imagem

Para aguentar a maratona, é preciso estar preparado Foto: Edmar Melo/ acervo JC Imagem


Que já é Carnaval em Pernambuco, todo mundo já sabe. Desde o início de janeiro, não faltam prévias para quem deseja se preparar para a folia. Mas são nos quatro dias oficiais de Momo, neste ano de 25 a 28 de fevereiro, que a festa toma conta por completo do Estado e também é o período em que os turistas chegam para aproveitar o Carnaval mais multicultural e democrático do País. E para aguentar a maratona, principalmente os estreantes, é preciso estar preparado. Por isso, o NE10 resolveu dar uma ajudinha para os foliões de primeira viagem e selecionou algumas atrações imperdíveis. 

Antes de cair no frevo, se ligue nas dicas de “conforto e segurança”:




1 – O QUE NÃO PODE FALTAR NA MALA
Um par de tênis velho e confortável, protetor solar e roupas leves são itens essenciais para quem vai passar o Carnaval em Pernambuco. Além de muita disposição, para subir e descer as ladeiras de Olinda ou seguir os trios do Galo da Madrugada é preciso estar confortável. Os sapatos fechados também são importantes para proteger os pés no meio da multidão. Quem opta em usar chinelos ou sandálias, além de sofrer com as “pisadas alheias”, dificilmente consegue voltar calçado para casa.  

O QUE VOCÊ DEVE DEIXAR EM CASA 
Já itens de valor, como jóias, relógios e celulares devem ficar em casa ou no hotel. Se você não pode ficar sem celular de jeito nenhum, uma dica é levar um aparelho velho ou de baixo valor, que não faça falta caso seja perdido ou “levado pelo ladrão”. É que no empurra-empurra dos blocos, “mãos bobas” surgem para vasculhar bolsos de foliões desatentos. Também evite levar documentos desnecessários, cartões de crédito e cédulas altas em dinheiro. A dica é andar sempre com dinheiro trocado para as bebidas, escondido em bolsos internos ou doleiras (espécie de pochete usada por baixo da roupa).   

Chegou a hora de fazer “seu roteiro da folia” 




2 – ABERTURA DO CARNAVAL DE OLINDA
Se o seu voo está programado para chegar ao Recife na quinta-feira (24 de fevereiro), não deixe de conferir a abertura do Carnaval de Olinda, que acontece no Fortim do Queijo.  A programação oficial ainda não foi divulgada (assim como a do Recife), mas geralmente quem comanda a festa são os grandes nomes do Carnaval do Estado, como Alceu Valença. 




3 - ABERTURA DO CARNAVAL DO RECIFE
Por 15 anos, o percussionista Naná Vasconcelos, falecido em março de 2016, era o responsável pela tradicional abertura do Carnaval do Recife, regendo um cortejo com mais de 500 batuqueiros de 11 nações de maracatu de baque virado, além de receber vários artistas convidados no palco. A Prefeitura do Recife ainda não divulgou como será a abertura neste ano, mas se a qualidade do espetáculo for mantida, vale a pena conferir. Homenagens a Naná também deveM fazer parte da programação.

 

4 - CARNAVAL COMEÇA NO GALO DA MADRUGADA 
Cartão-postal do Carnaval pernambucano, o Galo a Madrugada é registrado no Guiness como maior bloco do mundo, que costuma reunir uma média dois milhões de pessoas. Muitos duvidam desse recorde, mas polêmicas à parte, o desfile é imperdível, seja no chão ou acompanhado nos camarotes. Quem gosta de conforto, não faltam opções de espaços com vista privilegiada e serviço de all inclusive. Mas quem quer sentir a energia da multidão e se esbaldar no frevo, a dica é acompanhar o bloco no chão. Vale chegar cedo na concentração e acompanhar os primeiros trios, que geralmente são mais tranquilos.  O percurso começa na Avenida Sul e segue até a Avenida Guararapes. Saindo às 9h, você completa o percurso por volta das 12h – horário ainda “tranquilo”. Outra dica é não acompanhar até o fim (na Avenida Guararapes – onde sempre tem empurra-empurra). Saia um pouco antes, na Avenida Dantas Barreto.

 

5 – HOMEM DA MEIA NOITE
Cercado de mistérios e encantos, o Homem da Meia Noite deixa a casa em que repousa ao longo do ano, da Estrada do Bonsucesso, para ganhar as ladeiras de Olinda sempre na meia-noite do sábado, acompanhado por grande orquestra, passistas e uma multidão de foliões.  De lá, ele segue até Guadalupe - onde ocorre o tradicional encontro com o bloco Cariri Olindense. Dizem que o primeiro encontro com o calunga é sempre inesquecível. Mas evite ir sozinho e não esqueça das dicas de segurança.


6 – BLOCOS IMPERDÍVEIS EM OLINDA
É difícil escolher o melhor. São centenas de blocos que desfilam no Carnaval. Em Olinda, se puder não deixe de acompanhar a nação vermelha e amarela do "Eu Acho é Pouco", o frevo rasgado dos tradicionais blocos da "Pitombeira dos Quatro Cantos" e da "Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda". Outros também animados são o "Hoje a Mangueira Entra", "Mulher na Vara" e o "bloco Mangue Beat".  

 

7 – TARDES E NOITES NO RECIFE ANTIGO
Com programação para todos os públicos e idades, a folia no Recife Antigo tem início por volta das 17h, no polo infantil, e segue até a madrugada com shows em palcos descentralizados, sempre com atrações de peso. Agremiações de maracatus, blocos líricos, caboclinhos e blocos de frevo também desfilam pelas ruas do bairro histórico.  Vale escolher pelo menos um dia de Carnaval para aproveitar a noite no local. E se for uma segunda-feira, uma dica é acompanhar o bloco “Amantes de Glória”, que concentra na Rua da Guia, às 17h.

 

8 - ENQUANTO ISSO NA SALA DA JUSTIÇA E BONECOS GIGANTES 
Para quem gosta de se divertir com a criatividade e desenvoltura dos foliões fantasiados, o bloco “Enquanto Isso na Sala da Justiça” é atração imperdível. Super-heróis do cinema ou criados pela imaginação do público se concentram, sempre na manhã do Domingo de Carnaval, no Alto da Sé de Olinda. Um dos momentos mais esperados, por crianças e adultos, é a tradicional performance do Homem Aranha, que há anos faz sucessos no bloco, subindo e descendo da Caixa D'Água no Alto da Sé, que possui uma altura de 19 metros. Além do Enquanto Isso, outra agremiação para "admirar" é o desfile dos Bonecos Gigantes. São dezenas de personalidades gigantes carregadas no ombro por fortes foliões.  Entre as novidade já anunciadas deste ano estão o presidente do Brasil Michel Temer, o dos Estados Unidos, Donald Trump, o cantor Wesley Safadão, o artista plástico Francisco Brennand e ainda a dupla Chitãozinho & Xororó, Renato Russo, Freddie Mercury e James Brown.

 


9 - APOTEOSE E ARRASTÃO DO FREVO 
É bom guardar um pouquinho de energia para conferir o encerramento do Carnaval recifense no palco do Marco Zero, na noite da terça-feira. Todos os anos, o Maestro Spok comanda a festa, recebendo grandes maestros do Estado e artistas convidados. O show termina já no início da Quarta Feira de Cinzas, com um arrastão de frevo, que conta com mais de 300 músicos. É imperdível!

 

10 – PAPANGUS E MARACATUS RURAIS 
Não é só no Recife e em Olinda que tem Carnaval. A festa toma conta de todo o Estado, do Litoral ao Sertão. Duas delas são as mais conhecidas: no domingo, uma multidão invade o município de Bezerros, no Agreste, para conferir a festa dos papangus. Já as agremiações de maracatu rural, com seus caboclos de lança vestidos com as tradicionais golas coloridas, desfilam pelo centro de Nazaré da Mata (distante 65 quilômetros do Recife), sempre na segunda-feira. 

Mais lidas