Desfile

Joelma, Rita Cadillac e Fulô de Mandacaru confirmados no Galo da Madrugada

Malu Silveira
Malu Silveira
Publicado em 24/01/2017 às 15:20
Leitura:

As cantoras Joelma e Rita Cadillac, além da banda pernambucana Fulô de Mandacaru, foram os primeiros nomes confirmados para o Galo da Madrugado este ano / Fotos: Divulgação

As cantoras Joelma e Rita Cadillac, além da banda pernambucana Fulô de Mandacaru, foram os primeiros nomes confirmados para o Galo da Madrugado este ano Fotos: Divulgação

A cantora Joelma, a banda pernambucana Fulô de Mandacaru e a ex-chacrete Rita Cadillac são as primeiras atrações musicais confirmadas para o Galo da Madrugada deste ano. O 40º desfile do bloco, que arrasta uma multidão de foliões para o Centro do Recife todo Sábado de Zé Pereira (Este ano, cairá no dia 25 de fevereiro) homenageará os cantores Alceu Valença e Jota Michiles, com referências aos maiores sucessos dos 'Guerreiros do Frevo'. 

A organização divulgou no fim da manhã desta terça-feira (24), durante coletiva de imprensa, os detalhes das alegorias que sairão às ruas. O bloco manterá o mesmo número de alegorias do ano passado, seis no total. Criados pelo cenógrafo Ary Nóbrega, os carros trarão elementos específicos que remetem às composições dos homenageados. O apresentador Chacrinha também será lembrado durante o desfile. No quesito fantasias, serão 88 destaques, produzidas pelos carnavalescos Francisco Câmara e Anderson Gomes. Confira: 

Os Clarins e as Trombetas - O primeiro carro do cortejo trará os clarins e as trombetas, no total de 12 músicas, que anunciam a chegada do Galo da Madrugada. O carro, que recebeu o nome de “Anunciação”, música de Alceu Valença, traz catorze personagens que representam a canção, como passistas e guerreiros alados, anunciando a chegada do Galo. 

Abre-alas/Galo da Madrugada – Segundo a desfilar, o carro abre-alas apresenta o Galo da Madrugada com roupagem nas cores do Carnaval. O símbolo maior da agremiação tem engrenagem que o permite movimentar asas e cabeça, além de cocoricar. Catorze fantasias, entre passistas de frevo e personagens, acompanham a alegoria. 

Roda e Avisa – O “velho guerreiro” Abelardo Barbosa, Chacrinha, também será reverenciado com o carro Roda e Avisa, canção de autoria de Jota Michiles em parceria com Edson Rodrigues, eternizada na voz de Alceu Valença no fim da década de 1980. A alegoria relembra o palco do programa de televisão Cassino do Chacrinha, uma homenagem ao centenário do artista pernambucano.  Entre os dezessete personagens estarão chacretes, jurados e assistentes de palco. 

Maluco Beleza – Com estandarte do bloco Bicho Maluco Beleza, o carro é uma homenagem a Alceu Valença e traz entre as fantasias O Maluco Caçador Pierrot, além da Beleza da Mulher Colombina, inspirados na narrativa de amor e traição presentes na canção. Entre as quinze fantasias da alegoria, estão as Tintas e Cores do Imaginário - Pinturas de Bajado, artista plástico de Olinda que pintou o estandarte do Urso do Largo do Amparo na época, além do álbum Sete Desejos, representando a força dos dois pernambucanos. Os “Guerreiros do Frevo” serão representados pelo personagem do Reisado.

Quatro Cantos – Música de Jota Michiles, o carro relembra as ruas de Olinda, com casarios da Cidade Alta. Ao todo, serão catorze fantasias que rememoram grandes sucessos do compositor, trazendo personagens como O Diabo Louro, a Vampira, O Anjo Avesso e foliões na "mistura colorida da massa", embriagados de alegria, de frevo e de liberdade da festa. 

Morena Tropicana – O sexto carro traz uma cornucópia, símbolo representativo de fertilidade, riqueza e abundância. O vaso em forma de chifre com frutas e flores fará referência à música Morena Tropicana, de Alceu Valença. Suas catorze fantasias serão representadas por mulheres com frutas como manga rosa, melão e sapoti, como citadas na canção. Os caboclinhos representarão as flores.

Concurso de fotografia

Uma das novidades para este ano será um concurso de fotografia promovida pelo bloco. As melhores imagens dos carros alegóricos publicadas nos veículos impressos e portais de comunicação serão premiadas. Podem participar profissionais, estagiários de jornalismo e fotógrafos. Os detalhes devem ser divulgados em breve. 

Prévias 

Quem quiser aquecer para o grande desfile, tem lugar certo todas as quinta-feiras até o Carnaval. Faz parte do programa 'Galo - Alegria o Ano Inteiro' o projeto 'Quinta no Galo', festa semanal na sede do bloco, no bairro de São José, área central do Recife.  A folia conta com diversas atrações locais, além de grupos multiculturais. Neste sábado (26), quem comandará a festa será Almir Rouche e Gustavo Travassos (e convidados). No dia 2 de fevereiro, o Quinta do Galo receberá Gustavo Travassos, Nonô Germano (e convidados).

Já no dia 9 de fevereiro, a festa fica por conta de Maestro Spok e convidados. Para fechar as atrações do 'Quinta no Galo' antes do Carnaval, Quinteto Violado e outras atrações fará a folia dos presentes no dia 16 de fevereiro. 

Outro projeto pré-Carnaval na sede do Galo da Madrugada é o 'Ensaios de Carnaval', encabeçado pelo cantor André Rio e pelo Bloco das Ilusões. O projeto acontece todos os sábados de janeiro e fevereiro. Músicos convidados especiais completam as duas partes do evento: das 18h às 20h com apresentação do Bloco das Ilusões, e a partir das 20h30 com início do show de André Rio. 

Mais lidas