Aquecimento

Sem Naná Vasconcelos, batuqueiros ensaiam para abrir o Carnaval do Recife

Rafael Paranhos da Silva
Rafael Paranhos da Silva
Publicado em 27/01/2017 às 20:29
Leitura:

Três das 13 nações de maracatu participaram de um ensaio coletivo em homenagem a Naná no Recife / Foto: Rafael Paranhos/NE10

Três das 13 nações de maracatu participaram de um ensaio coletivo em homenagem a Naná no Recife Foto: Rafael Paranhos/NE10

  A noite desta sexta-feira (27) foi o dia em que as nações de maracatu esquentaram os instrumentos para a abertura do Carnaval do Recife, prevista para o dia 24 de fevereiro. Pelo menos três dos 13 grupos de batuqueiros participaram do primeiro ensaio coletivo na Rua da Moeda, Bairro do Recife, em homenagem ao percursionista - e grande mestre - Naná Vasconcelos, que faleceu no início de março de 2016.

No ensaio, os grupos Oxum Mirim, Encanto da Alegria e Sol Nascente foram os responsáveis por colocarem os instrumentos para cantar, esquentando os foliões presentes no local. As apresentações para afinar as nações, que também acontecem individualmente nas sedes dos grupos, contaram com a participação do Coral Voz Nagô. O encerramento dos ensaios, no dia 17, será sob o batuque dos maracatus Porto Rico, Nação Tupinambá, Almirante do Forte e Estrela Dalva.

Depois de 15 anos regendo os grupos na cerimônia de abertura oficial da folia de Momo da capital pernambucana, este será o primeiro sem a presença de Naná - um dos percussionistas mais importantes do mundo. A diretora musical do espetáculo Paz Brandão lamenta a ausência e diz que será um ano mais do que especial. "Não vai ser fácil sem a presença de Naná, mas este ano não terá nenhum regente. Os próprios mestres vão segurar a onda", conta.

Apesar da especulação sobre a presença de Maria Bethânia na abertura do evento, Paz diz que a participação talvez não vá ocorrer devido ao orçamento apertado da Prefeitura do Recife. "Houve a cogitação com nomes de vários artistas, assim como o nome de Maria Bethânia. Porém este ano o espetáculo será em menor quantidade (financeira), mas será em maior qualidade", afirmou.

Veja transmissão no Facebook:

Mais lidas