Montagem

Aparência do Galo da Madrugada grafitado divide opiniões no Recife

NE10
NE10
Publicado em 23/02/2017 às 14:13 | Atualizado em 04/07/2022 às 18:28
Leitura:
Em 2017, o Galo da Madrugada foi grafitado pelo jornalista e artista plástico Flávio Barra / Foto: Ashley Melo / JC Imagem

Em 2017, o Galo da Madrugada foi grafitado pelo jornalista e artista plástico Flávio Barra Foto: Ashley Melo / JC Imagem

 

O amor pelo Galo da Madrugada não se limita a acompanhar o desfile no Sábado de Zé Pereira. É o que dizem os apaixonados pelo bloco que acompanham desde a manhã desta quinta-feira (23) a montagem do galo gigante na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife.

Igor e Grazi chegaram cedo para acompanhar a montagem do Galo

Igor e Grazi chegaram cedo para acompanhar a montagem do GaloFoto: NE10

Por volta das 10h desta quinta o acesso à ponte foi liberado e várias pessoas paravam para tirar fotos e fazer selfies com o galo. Alguns dos que passavam decidiram ficar por ali mesmo observar os detalhes da produção.

Este foi o caso dos jovens Igor Felipe e Graziela Nascimento. O forte calor na área central da cidade não impediu que eles ficassem por duas horas em frente a montagem do Galo. "A gente participa do desfile a quatro anos e em 2017 vamos estar na rua novamente", disse o rapaz.

Foliões acompanham o Galo todos os anos

evaldo                    Evaldo aprovou o Galo. Foto: NE10

Mecânico de manutenção e morador da praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Evaldo Rogério Rodrigues também chegou cedo à capital pernambucana para acompanhar a montagem. Ele participa do maior bloco de rua do mundo há mais de 20 anos e não pretende parar tão cedo. "Só não pude participar num ano que estava em São Paulo, mas em todos os anos que estiver em Pernambuco farei questão de vir ver o Galo da Madrugada", disse.

Este ano, uma polêmica gira em torno do Galo da Madrugada. Após sete anos sob a responsabilidade do artista plástico Sávio Araújo, a ornamentação da estrutura gigante passou às mãos do jornalista e grafiteiro Flávio Barra, o que causou grande rebuliço entre outros grafiteiros. 

No início da semana, o Galo chegou a ser alvo de vândalos, que tentaram atear fogo na alegoria. Sem sucesso, o grupo jogou tinta na estrutura. Segundo a organização, a opção pelo grafite é para manter a sintonia com a ornamentação da cidade, também feita com base em grafites.

Questionado sobre o visual do Galo em 2017, Evaldo se disse satisfeito. “Tá aprovado. Esse Galo está com mais cara de galo de verdade, aqueles galos de terreiro, de quintal. Não gosto muito dos galos que eram muito enfeitados ficavam muito artificiais, perdiam a essência”, ressaltou.

andre                      André disse que o Galo está "todo feio". Foto: NE10

Diferente neste ano, por ser grafitado, o Galo não encantou a todos. O vendedor ambulante André Bernardo, de 35 anos, disse que começou a acompanhar o bloco desde criança e não gostou da aparência da majestade em 2017. “Eu até gostei de o Galo ter sido grafitado, não tenho nada contra grafite, mas estou sentindo muita falta de adereços. Queria ele mais equipado, assim ele está todo feio”, disse.

Foto: Ashley Melo / JC Imagem
- Foto: Ashley Melo / JC Imagem
Foto: Ashley Melo / JC Imagem
- Foto: Ashley Melo / JC Imagem
Foto: Ashley Melo / JC Imagem
- Foto: Ashley Melo / JC Imagem
Foto: Ashley Melo / JC Imagem
- Foto: Ashley Melo / JC Imagem

Foliões estão inseguros

Mesmo discordando em relação à aparência do Galo da Madrugada, Evaldo e André concordaram numa coisa: o clima de insegurança às vésperas do Carnaval. Quando questionados sobre a ida ao bloco, no próximo sábado (25), ambos disseram que “só Deus vai conseguir cuidar da segurança”.

Na última terça-feira (21) um grupo de criminosos causou terror na Zona Oeste do Recife. A investida ocorreu em meio a uma forte crise de segurança em Pernambuco, com troca de comandos das polícias no Estado. O clima ficou ainda mais acirrado por ter acontecido às vésperas de uma das maiores festas do Estado, o Carnaval - coincidentemente na terça, o governo anunciou que cerca de 30 mil policiais irão cuidar da segurança para a festa, que atrai milhares de turistas ao Estado.

Comércio empolgado com o Galo da Madrugada

Vendedores ambulantes que estavam vendendo seus produtos [água, óculos escuros, picopa...] durante a montagem do Galo da Madrugada afirmaram estar animados com as vendas durante a folia. Fernando, de 48 anos, mais conhecido como "Zé Cuequinha", disse que só nesta quinta já vendeu uma grande quantidade de apitos em formato de galo e ainda fes questão de mostrar a potência do utensílio para quem quer fazer barulho no Carnaval.

Mais lidas