serviços

Confira o que abre e o que fecha no Recife durante o Carnaval

NE10
NE10
Publicado em 07/02/2013 às 14:05
Leitura:

Dizem que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Isso pode nem ser verdade, mas o que se sabe é que, durante os quatro dias de folia, a maior parte dos serviços não funciona, como o comércio do Centro do Recife e os bancos. A maioria dos shoppings, ao contrário, abrem em horário especial no período momesco. Aqueles que não gostam da folia podem aproveitar de outras formas, como nos cinemas da cidade, que mantêm a maior parte das sessões.

Confira na tabela abaixo o que abre e o que fecha nos dias de Carnaval no Grande Recife:

RECIFESÁB(09)DOM(10)SEG(11)TER(12)QUA(13)
Shoppings*Abrem em horário especialAbrem em horário especialAbrem em horário especialAbrem em horário especialAbrem em horário especial
Comércio do CentroFacultativo*FechaFechaFechaAbre a partir do meio-dia
BancosFechamFechamFechamFechamAbrem a partir do meio-dia
Mercados públicos e feiras*AbremAbrem em horário especialAbrem em horário especialAbrem em horário especialAbrem
EscolasFechamFechamFechamFechamFecham
Expresso cidadãoFechaFechaFechaFechaAbre
Lojas do DetranFechamFechamFechamFechamAbrem em horário especial
CorreiosFechamFechamFechamFechamDuas agências abrem*
TJPEAbre em plantãoAbre em plantãoAbre em plantãoAbre em plantãoAbre em plantão

LEIA MAIS
» Lojas em shopping e centro de Fortaleza fecham no carnaval, supermercados abre; confira o que abre e fecha
» Shoppings funcionarão em horário especial durante a folia em Salvador
» Confira o que abre e fecha em João Pessoa durante os dias de Momo
» Confira o que abre e fecha no Carnaval de Natal

Veja mais detalhes abaixo:

*SHOPPINGS - No Bairro do Recife, centro do Carnaval no Recife, o Paço Alfândega estende o horário da praça de alimentação já na sexta-feira (8), quando é aberta a programação da capital pernambucana no Marco Zero. As lojas abrem das 10h até às 22h, enquanto a praça fica até a meia-noite. Do Sábado de Zé Pereira (9) até a Terça-feira Gorda (12), o Paço fica aberto até 1h. O shopping volta a funcionar normalmente, das 12h às 21h, na Quarta-feira de Cinzas (13). Além disso, durante todos os dias de folia, o estacionamento funciona 24 horas.

O RioMar Recife, na Zona Sul do Recife, abre no sábado das 8h às 20h e praça de alimentação e restaurantes com ponto facultativo a partir das 20h. No domingo, na segunda e na terça, as lojas fecham, mas a praça tem abertura facultativa das 12h às 21h. Na Quarta de Cinzas, as lojas abrem das 12h às 22h. Em todos os dias de Carnaval, a Perini abre.

Ainda na Zona Sul, o Shopping Recife abre no Sábado de Zé Pereira das 10h às 19h. Apenas as praças de alimentação funcionam no domingo, na segunda e na terça, das 12h às 20h. Na Quarta de Cinzas, todas as lojas e as praças abrem das 12h às 22h.

O Shopping Tacaruna, no Centro, abre no sábado das 9h às 19h, com praças de alimentação até as 20h. De domingo a terça, as lojas fecham, com exceção das Lojas Americanas que funcionam das 10h às 19h e das as praças de alimentação, abertas das 12h às 20h. O centro de compras volta a funcionar na Quarta de Cinzas, das 12h às 22h.

Também no Centro, o Boa Vista abre no Sábado de Zé Pereira das 9h às 18h. Depois, as lojas só voltam a funcionar na Quarta de Cinzas, das 12h às 21h. Na segunda e na terça, apesar de as lojas ficarem fechadas, a praça de alimentação tem ponto facultativo das 12h às 20h.

O Plaza Shopping, em Casa Forte, na Zona Norte, abre das 10h às 18h no sábado, com as Americanas fechando uma hora depois, às 19h. No domingo, na segunda e na terça, as lojas não funcionam, aspenas a praça de alimentação e as Americanas, das 12h às 20h. As lojas voltam a abrir na quarta, das 12h às 22h.

O Shopping Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, abre das 9h às 19h no sábado e fecha no domingo, na segunda e na terça. A Quarta de Cinzas é de lojas abertas das 12h às 22h, com praça de alimentação no mesmo horário. Nos dias em que as lojas estão fechadas, a praça tem ponto facultativo das 12h às 20h e no sábado, das 9h às 20h.

O Costa Dourada, no Cabo de Santo Agostinho, ainda na Região Metropolitana, abre normalmente no Sábado de Zé Pereira, das 10h às 22h. No domingo, quando é realizada uma feira de artesanato com produtos carnavalescos, e na segunda, o horário é das 12h às 20h, com a praça de alimentação até as 21h. Na Terça Gorda, as lojas abrem das 12h às 20h, enquanto na quarta é das 12h às 22h.

CINEMAS - Os cinemas que ficam nos shoppings Plaza, Tacaruna e Recife abrem das 14h às 22h30 durante todo o Carnaval. Na quarta, começam a funcionar uma hora antes, às 13h. O NE10 disponibiliza a programação dos cinemas do Estado.

No RioMar Recife, a programação do Cinemark será mantida. No Boa Vista, a grade de horários do Kinoplex também continua. O São Luiz e o Cinema da Fundação, ambos no Centro, fecham durante todo o Carnaval.

No Costa Dourada, as sessões do sábado e do domingo estão mantidas, enquanto na segunda e na terça apenas aquelas que terminam até as 19h serão realizadas. Na Quarta de Cinzas, os filmes voltam a ser exibidos das 12h às 22h.

*COMÉRCIO - Devido ao desfile do maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, pelo Centro do Recife, as lojas que ficam próximo ao percurso ficam fechadas durante o Sábado de Zé Pereira (9). O restante do comércio tem ponto facultativo. O horário padrão é das 8h às 18h, mas os comerciantes podem fechar mais cedo.

As lojas do Centro não funcionam entre o Domingo de Carnaval (10) e a Terça-feira Gorda (12), só voltando a abrir na Quarta-feira de Cinzas (13), ao meio-dia.

CENTRO DE ARTESANATO
- No foco da folia do Recife, o Centro de Artesanato fecha por uma semana para o Carnaval. O local fica sem funcionar desde esta quinta (7) ate a quinta após os festejos, dia 14. O restaurante Bistrô e Boteco, no entanto, funciona normalmente, abrindo às 11h30 e fechando só depois da saída do último cliente.

*MERCADOS PÚBLICOS - As feiras livres abrem normalmente durante o Carnaval, das 6h às 18h, enquanto o camelódromo, no Centro do Recife, fecha. Os mercados públicos funcionam das 6h às 18h no Sábado de Zé Pereira e na Quarta de Cinzas. No domingo e na terça, abrem das 6h às 13h. O horário da segunda se estende até as 18h. Apenas o Mercado da Boa Vista, na área central, funciona normalmente em todos os dias de folia, das 6h às 18h.

BANCOS - Quem tiver que realizar operações bancárias durante os dias de folia vai ter que usar os caixas eletrônicos, a internet ou o celular. Depois do expediente desta sexta-feira (8), as agências fecham e só voltam a abrir ao meio-dia da quarta-feira (13).

A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de água, energia e telefone, por exemplo, e carnês que tiverem marcados essas datas para o vencimento poderão ser pagas na Quarta de Cinzas sem multa.

EXPRESSO CIDADÃO - O Expresso Cidadão fecha desde o Sábado de Zé Pereira até a Terça Gorda. O horário de funcionamento na quarta-feira é das 14h às 19h30 na Região Metropolitana, com exceção da unidade do Rio Mar Recife, que abre das 15h às 21h.

DETRAN - As lojas de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) fecham até a Terça Gorda. Na quarta, as dos shoppings abrem das 15h às 21h. As que ficam nas unidades do Expresso Cidadão do Grande Recife funcionam das 14h às 19h30. A sede do Detran, na Zona Oeste do Recife, fecha em todos os dias de folia.

CORREIOS - Todas as agências dos Correios fecham desde o sábado até a terça-feira de Carnaval. Na quarta-feira, apenas as agências do Aeroporto Internacional dos Guararapes e do Shopping Recife, ambas na Zona Sul da capital pernambucana, abrem a partir do meio-dia.

TJPE - O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) funciona durante os dias de Carnaval com o Plantão Judiciário, para julgar infrações leves, principalmente ligadas a crimes de consumo e brigas.

Juízes são responsáveis pelo primeiro julgamento das ações, no Fórum Rodolfo Aureliano, Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. Se for necessário recorrer e houver um segundo, um desembargador será o responsável no Palácio da Justiça, também no Centro.

O Juizado do Folião também está no Galo da Madrugada com dois polos: um no Fórum Tomaz de Aquino e outro na Estação Central do Metrô do Recife, das 13h às 21h.

Mais lidas