Hotéis e pousadas

Turista ainda encontra hospedagem para Carnaval em Pernambuco

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 25/01/2015 às 18:01
Leitura:

Ainda há casas para alugar e vagas em hotéis e pousadas na Grande Recife / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Ainda há casas para alugar e vagas em hotéis e pousadas na Grande Recife Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Famosos por deixar tudo para última hora, os brasileiros não fazem diferente quando o assunto é folia. A menos de 30 dias para o Carnaval, as ocupações dos hotéis e casas para lugar em Olinda, Recife, Porto de Galinhas e Gravatá - principais destinos do Estado durante a festa de Momo - ainda não chegaram ao nível esperado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

Para o presidente da entidade, Eduardo Cavalcanti, a busca por vagas deve aumentar com a proximidade dos festejos. "Olinda ainda tem cerca de 30% de suas vagas em aberto, Recife está com 60% de ocupação e Porto de Galinhas já conta com 65% das vagas ocupadas. Acreditamos que nos próximos dias a procura dos turistas deve aumentar e chegar perto de esgotar as chances nesses principais destinos", avaliou o representante da ABIH.

Hotéis em Gravatá são uma opção para quem quer se afastar da folia

Hotéis em Gravatá são uma opção para quem quer se afastar da foliaFoto: divulgação/Hotel Casa Grande Gravatá

Em sites como o Airbnb, no qual as pessoas disponibilizam estadias em suas casas, ainda há vagas para diversos perfis. Há disponibilidade para reservar um quarto numa casa de família, alugar uma mansão para levar o amigos, entre outras oportunidades. Os preços variam de acordo com o espaço, no entanto, a esta altura, o mais em conta está na faixa dos R$ 150 por dia de estadia.

Já outros serviços como o Booking.com, que fazem varreduras entre hostels, pousadas e hotéis, o turista que deseja passar os cinco dias de Carnaval em Pernambuco deve estar pronto para desembolsar pelo menos R$ 1.600 pelo período. A maioria das hospedarias oferece quatros privados, com wifi e café da manhã.

Porto de Galinhas tem se destacado entre os destinos no Carnaval

Porto de Galinhas tem se destacado entre os destinos no CarnavalFoto: divulgação

Em meio às opções, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis espera que em Olinda os hotéis atinjam 95% da ocupação, seguida por Porto de Galinhas (90%), Recife (85%) e Gravatá (70%). "Claro que os perfis dos turistas muda de acordo com a escolha do destino. Por exemplo, em Olinda há muitos jovens e estrangeiros. Recife também tem pessoas de fora do País, mas é mais procurado por brasileiros de outros estados. Porto e Gravatá são destinos mais escolhidos por famílias, geralmente, compostas por um casal e dois filhos", explicou Eduardo Cavalcanti.

Ainda de olho no perfil dos turistas, a Secretaria de Turismo de Olinda realizou uma pesquisa com 556 foliões para identificar quem é o público que prestigia o Carnaval da cidade. De acordo com os dados, 56% são do sexo masculino; 89% são brasileiros e 11% estrangeiros. A pesquisa apontou que os estados brasileiros com o maior número de turistas em Olinda foram São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e os países estrangeiros França, Itália, Inglaterra, Alemanha e Argentina. A faixa etária que predomina é entre 26 a 35 anos. A permanência média na cidade é de 4 a 10 dias.

Mais lidas