Mostra

Filmes de Derek Jarman serão exibidos a partir desta terça na Caixa Cultural Recife

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 04/08/2014 às 11:28
Leitura:

Também escritor, cenógrafo e provocador, Jarman aborda poeticamente questões político-sociais nos anos 1970, 80 e início dos anos 1990 / Foto: Divulgação

Também escritor, cenógrafo e provocador, Jarman aborda poeticamente questões político-sociais nos anos 1970, 80 e início dos anos 1990 Foto: Divulgação


Um dos percursores do cinema independente britânico, cineasta Derek Jarman, falecido à 20 anos, é tema de uma retrospectiva na Caixa Cultural Recife. A mostra é inédita e ficará em cartaz por três semanas, a partir desta terça-feira (5). Também escritor, cenógrafo e provocador, Jarman aborda poeticamente questões político-sociais nos anos 1970, 80 e início dos anos 1990. 

Serão exibidos sete curtas dirigidos por Derek, além de 15 longa metragens e dois documentários. Também serão realizados debates e palestras. Os ingressos custam R$ 2 (inteira) e R$ 1 meia. As vendas começam às 12h de cada dia de sessão. Os detalhes da programação podem ser acessados no site Mostra Derek Jarman.

DEREK JARMAN – nasceu em 1942, em Londres e morreu em 1994, na mesma cidade. Foi cineasta, cenógrafo, artista e roteirista, além de um dos primeiros artistas se declarar portador do vírus HIV, foi um intenso ativista da causa LGBT, clamando visibilidade para as demandas da comunidade, assim como atenção à epidemia da AIDS, doença que o vitimou e até então era ignorada pelas autoridades políticas e pela sociedade. A cada obra fílmica Jarman incluia todos os seus dons artísticos. Sua marca registrada é o formato Super-8, que usou diversas vezes antes de ser conhecido do público e depois da consagração. Para a crítica, Jarman é um mestre do cinema, um artista ainda contemporâneo, ainda necessário, cuja obra merece ser constantemente revisitada. 

Mais lidas