Ópera de Dortmund

Bailarina pernambucana assina contrato com companhia de dança alemã

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 19/08/2014 às 13:04
Leitura:

Amanda Vieira, hoje com 18 anos, assinou contrato com a Ópera de Dortmund e viajou para a Alemanha nessa segunda / Foto: divulgação

Amanda Vieira, hoje com 18 anos, assinou contrato com a Ópera de Dortmund e viajou para a Alemanha nessa segunda Foto: divulgação

Ela praticamente nasceu de maiô, meia calça e sapatilhas. Seus primeiros passos se confundiam com plié e grand plié. Os pulos? Eram piruetas. O sonho de infância da jovem Amanda Vieira de ser bailarina profissional acaba de se transformar em realidade. A pernambucana, hoje com 18 anos, assinou contrato com a Ópera de Dortmund e viajou para a Alemanha nessa segunda-feira. Ela é a primeira pernambucana a trabalhar na companhia.

Aos 3 anos Amanda iniciou os estudos de ballet clássico no Ballet Maysa, onde ficou até os 15 anos, participando de competições nacionais e obtendo prêmios. Ano passado, durante o Ballace, competição em Camaçari (BA), fez audição para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), sendo a única candidata a conquistar de imediato uma bolsa sem necessidade de participar da segunda fase da audição. Até então ela inicou os estudos no sul do País.

arquivo pessoal
- arquivo pessoal
arquivo pessoal
- arquivo pessoal
arquivo pessoal
- arquivo pessoal
arquivo pessoal
- arquivo pessoal
arquivo pessoal
- arquivo pessoal
arquivo pessoal
- arquivo pessoal

Recentemente participou do Seminário Internacional de Dança de Brasília (DF), sendo convidada a assinar com a Companhia da Ópera de Dortmund, da Alemanha. A princípio o contrato é de 2 anos.

Além de uma bailarina virtuosa, Amanda Vieira também sempre se destacou na vida escolar. Estudou o ensino fundamental e médio no Colégio de Aplicação, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), competindo com mais de 2 mil inscritos e conquistando o quarto lugar na seleção. Prestou vestibular ainda no segundo ano do ensino médio, quando obteve nota para ingressar em arquitetura (UFPE), educação física (UFRPE) e engenharia elétrica (UPE). Terminou se matriculando na Federal, mas precisou trancar o curso para se dedicar mais ao ballet.

Mais lidas