Acesso à Zona de Perigo

Sesc Santo Amaro exibe documentário sobre Médicos Sem Fronteiras

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 22/02/2015 às 10:17
Leitura:

O filme revela as dificuldades encontradas no Quênia, Somália, na República Democrática do Congo e no Afeganistão / Foto: divulgação

O filme revela as dificuldades encontradas no Quênia, Somália, na República Democrática do Congo e no Afeganistão Foto: divulgação

As dificuldades e riscos enfrentados por organizações humanitárias para levar ajuda a vítimas de conflitos armados. Essa é a narrativa do documentário Acesso à Zona de Perigo, da organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), que será exibido nesta segunda-feira (23), em duas sessões, às 15h e às 19h, no Sesc Santo Amaro, Centro do Recife.

Após a exibição, três profissionais da organização humanitária internacional participarão de um bate-papo com o público.

Narrado pelo premiado ator britânico Daniel Day-Lewis e dirigido por Peter Casaer e Eddie Gregoor, o filme relata as dificuldades enfrentadas por organizações humanitárias, como MSF e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), para atuarem em locais de conflitos.



As cenas iniciais mostram o momento em que parte da equipe de Médicos Sem Fronteiras que trabalha no campo de refugiados de Dadaab, no Quênia, foi obrigada a abandonar o local por questões de segurança. O filme segue documentando as dificuldades encontradas na Somália, na República Democrática do Congo e no Afeganistão.

A recrutadora e gestora de carreira do escritório de MSF-Brasil, Vanessa Monteiro Cardoso, estará na ocasião para debate com o público. Para ela, os princípios da neutralidade, imparcialidade e independência da organização é que minimiza as dificuldades. "Não tomamos partido de nenhum dos lados dos confrontos. Isso facilita o nosso acesso àqueles que estão sofrendo e contribui para a nossa segurança. Mas não garante que jamais seremos alvos. É isso que o filme mostra.”, explica.

A entrada é gratuita, mas os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do filme.

Mais lidas