Clássico

Opera do Malandro em duas sessões no Teatro Guararapes

Germana Macambira
Germana Macambira
Publicado em 23/10/2015 às 15:55
Leitura:

Ópera do Malandro é apresentado em duas sessões, neste sábado (24), no Teatro Guararapes / Foto: divulgação

Ópera do Malandro é apresentado em duas sessões, neste sábado (24), no Teatro Guararapes Foto: divulgação

Um clássico do teatro musical brasileiro que fez a sua estreia há quase quatro décadas. Assim é considerada a montagem Ópera do Malandro - obra escrita por Chico Buarque - que ganhou uma nova adaptação do pernambucana João Falcão. Afinal, "Eis o malandro na praça outra vez". E dessa vez o espetáculo vai ser apresentado no palco do Teatro Guararapes em duas sessões neste sábado (24), às 17h e 21h.

Como única representante feminina da atual versão está a atriz Larissa Luz. No mais o elenco é composto por atores que contam a história do contrabandista Max, que se casa em segredo com Teresinha, filha de Duran, dono de bordéis e cabarés da Lapa dos anos 1940.

“Chico foi a figura artística que mais me influenciou. A Ópera é um mito, um desafio imenso para o diretor, ao lidar com canções eternas da música popular brasileira e com um texto que marcou época”, comentou João.

A montagem ganhou adaptação do pernambucano João Falcão

A montagem ganhou adaptação do pernambucano João FalcãoFoto: divulgação

Canções do espetáculo original (1978) e do álbum Malandro, de Chico, se alternam na montagem. Folhetim, O Meu Amor, Geni e o Zepelim e Pedaço de Mim são algumas das mais conhecidas que integram o musical, tocadas por banda ao vivo.

Ainda que bastante fiel ao texto, a concepção de João para o musical é original, ao convocar homens para todas as personagens femininas da peça. Já Larissa Luz, única mulher do elenco, vive João Alegre, uma espécie de narrador e comentarista da trama.

“Colocar atores para interpretar mulheres vem ao encontro de uma tradição teatral secular e também com uma antiga pesquisa”, explica João, responsável por ‘inverter os gêneros’ em outros trabalhos, como a série Sexo Frágil (TV Globo) e em peças como Mamãe Não Pode Saber e Gonzagão – A Lenda

PRIMEIRA VERSÃO - A estreia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e a posterior temporada no Net Rio formam mais um capítulo deste clássico sui generis que estreou em junho de 1978 no Teatro Ginástico e seguiu com sessões lotadas por mais de um ano.

O texto da Ópera do Malandro teve direção original de Luís Antonio Martinez Correa, que conduziu meses de estudo sobre o tema e as tramas das peças. No elenco original constavam nomes como Ary Fontoura (Duran), Claudia Jimenez (Mimi Bibelô), Elba Ramalho (Lucia), Emiliano Queiroz (Geni), Maria Alice Vergueiro (Vitória), Marieta Severo (Teresinha). A direção musical ficou a cargo do maestro John Neshling, que também assinou os arranjos. A cenografia e os figurinos eram de Maurício Sette e a iluminação de Jorginho de Carvalho.

Nos últimos quinze anos o musical ganhou montagens bem-sucedidas de Gabriel Villela (em 2000) e da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho (2003).

Assista a um trecho da montagem Ópera do Malandro:

 

Mais lidas