Teatro

Dramaturgo Naum Alves de Souza morre em São Paulo aos 73 anos

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 10/04/2016 às 19:41
Leitura:

Entre seus textos principais estão No Natal a Gente Vem Te Buscar e Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão. / Foto: Reprodução/Internet

Entre seus textos principais estão No Natal a Gente Vem Te Buscar e Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão. Foto: Reprodução/Internet

O dramaturgo Naum Alves de Souza morreu nesse sábado (9), em São Paulo, aos 73 anos. Além de escrever peças e óperas, ele atuou como diretor, cenógrafo, figurinista e ator. Entre seus textos principais estão No Natal a Gente Vem Te Buscar (1979) e Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão (1984).

Naum Alves de Souza dirigiu grandes nomes do teatro, como Cleyde Yáconis e  Marieta Severo. Fundou com Carlos Moreno, Dionísio Jacob, Flávio de Souza e Mira Haar o Pod Minoga Studio – centro de pesquisas cênicas que desenvolveu linguagem original, na década de 1970, mesclando  circo, teatro de revista, ópera, cinema e rádio. Também é lembrado pelos figurinos de Macunaíma (1978), dirigido por Antunes Filho.

A perda foi lamentada por diversos artistas e registrada pela Cooperativa Paulista de Teatro. “No teatro, um final de semana de partidas. Neste sábado, faleceu o querido mestre Naum Alves de Souza”, diz a postagem no Facebook em que também é lembrada a morte da atriz cubana Phedra de Córdoba, que faleceu no mesmo dia.

O velório e enterro ocorreram hoje (10) no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, zona oeste da capital paulista.

Mais lidas