Posicionamento

Kleber Mendonça Filho fala sobre mudança no Cinema da Fundação

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 16/01/2017 às 11:47
Leitura:

Kleber Mendonça Filho falou sobre a troca de comando do Cinema da Fundação / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Kleber Mendonça Filho falou sobre a troca de comando do Cinema da Fundação Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

No dia em que 'Aquarius' é eleito o melhor longa de 2016 pelo Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine),  o diretor do filme, Kleber Mendonça Filho, postou na sua página do Facebook uma crítica à mudança na coordenação do Cinema da Fundação, do Recife, cargo ocupado por ele desde 1990 até outubro do ano passado, quando pediu exoneração após protestar em Cannes sobre o "golpe em curso no Brasil". A vaga foi interinamente ocupada pelo crítico e curador Luiz Joaquim, que já fazia parte da equipe desde 2001.

Na opinião do cineasta, o cargo deveria ser ocupado pelo interino Luiz Joaquim. Mas nesta segunda-feira (16) foi nomeada para a função a jornalista e fotógrafa Ana Farache. Ana será responsável pela programação das duas unidades do Cinema da Fundação, uma em Casa Forte e outra no Derby, que atualmente está em reforma.

"Ao me desligar da Fundação, para mim só existia uma única opção no sentido de o trabalho no Cinema da Fundação ter continuidade: Luiz Joaquim ser promovido, honrando os 15 anos de serviços incríveis prestados à Fundacao Joaquim Nabuco (Fundaj)", disse Kleber Mendonça no post do Facebook. No mesmo comentário, ele disse ainda que sempre teve uma boa relação com o atual presidente da Fundaj, Luiz Otávio de Melo Cavalcanti, e que respeita a trajetória da indicada Ana Farache. 

Confira a nota publicada por Kléber Mendonça Filho no Facebook:

Procurado pela reportagem, Luiz Joaquim agradeceu as palavras de Kleber Mendonça, mas preferiu não comentar o caso. Em entrevista ao NE10, Ana Farache afirmou que ainda não foi nomeada e que pretende se inteirar do cargo que irá ocupar para poder se posicionar oficialmente. Apesar da nomeação, a posse no cargo ainda não tem prazo definido para acontecer, pois fica a cargo do Ministério da Educação.

Já presidente da Fundaj, Luiz Otávio, afirmou que a escolha de Ana Farache para o cargo foi embasada em sua competência e trabalho ligado à arte e ao cinema. Ele também elogiou o trabalho de Luiz Joaquim, que tem uma “longa folha de serviços prestados à instituição e que continuará na mesma função, realizando um bom trabalho". 

Luiz Otávio ressaltou ainda que a "Fundaj desenvolve e planeja suas ações com base em programas de gestão e não apenas em ‘nomes’. É por isso que daremos continuidade ao trabalho que já é realizado, seja quem for o gestor”. 

Entenda o caso

KMF ao lado de Sonia Braga e equipe de 'Aquarius' em Cannes

KMF ao lado de Sonia Braga e equipe de 'Aquarius' em CannesFoto: Valery Hache / AFP

Kleber Mendonça Filho assumiu como programador do Cinema da Fundação ainda nos anos 1990 e consolidou as atividades do local. Com a destituição da presidenta Dilma Rousseff no ano passado, o cineasta protestou no festival de Cannes durante a divulgação de seu novo filme, Aquarius, afirmando que havia um golpe em curso no País com o presidente Michel Temer no poder. Aclamado pela crítica, o premiado Aquarius não foi indicado pelo Brasil para disputar o Oscar, o que para muitos foi uma espécie de retaliação.

Em outubro do ano passado, após 18 anos comandando o Cinema da Fundação, Kleber pediu exoneração do cargo, alegando que precisava se dedicar exclusivamente a projetos de cinema. 

'Aquarius' é o segundo longa de Mendonça Filho premiado pela Abraccine:

Esta foi a segunda vez que Kleber Mendonça sai vitorioso da premiação. Em 2014, ele também levou o prêmio de Melhor Longa Metragem por 'O Som ao Redor'. Na edição deste ano, o vencedor 'Aquarius' concorreu com todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016, totalizando mais de 400 produções. 

 

 

 

Mais lidas