Maus tratos

Pré-estreia de 'Quatro vidas de um cachorro' é cancelada nos EUA após polêmica

Maria Luisa Ferro
Maria Luisa Ferro
Publicado em 20/01/2017 às 10:21
Leitura:

Estreia de

Estreia de 'Quatro vidas de um cachorro' foi cancelada após vazamento de um vídeo onde aparecem maus tratos a um pastor alemão Foto: Divulgação

Após uma polêmica envolvendo maus tratos com animais no set de filmagem, a pré-estreia e as entrevistas marcadas para este fim de semana do filme 'Quatro vidas de um cachorro' foram canceladas pela produtora Amblin Entertainment e pela Universal Pictures nos Estados Unidos. As informações são do site TMZ.

Em comunicado divulgado pelo jornal The New York Times, as produtoras afirmam que "não querem  ofuscar este filme que celebra a relação entre animais e seres humanos” e estão em contato com o pessoal da segurança, fornecedores e coordenadores de dublês. “Todos nos asseguraram que Hércules, o pastor alemão, não foi ferido durante toda a filmagem“. A estreia de 'Quatro vidas de um cachorro' estava marcada para o dia 26 de janeiro aqui no Brasil.

Vídeo vazado do set de filmagem causou polêmica no mundo

Na filmagem, divulgada nessa quinta-feira (19), é possível ver um cão da raça pastor alemão sendo obrigado a entrar numa piscina com correnteza, apesar de parecer apavorado. Na cena que está para ser gravada, o cão salva uma criança de um afogamento. Com medo, o cão cujo nome é Hercules tenta fugir e sair da água, mas o treinador força a entrada dele na piscina. Em um determinado momento, o animal fica totalmente dentro da água e algumas pessoas da equipe gritam e tentam tirá-lo da água. O vídeo foi feito durante as filmagens do longa, em novembro de 2015. Assista: 

De acordo com o site americano TMZ, que divulgou o vídeo, o diretor interrompeu a gravação, e no reinício da filmagem, o animal gravou a cena normalmente, sem ser jogado na água. Em um comunicado, os estúdios Amblin Partners e Universal Pictures, responsáveis pelo filme, afirmaram que vão investigar: “Promover um ambiente seguro e garantir o tratamento ético de nossos animais atores foi de extrema importância para aqueles envolvidos na realização deste filme, e vamos analisar as circunstâncias em torno deste vídeo”.

No Twitter, Lasse Hallström, diretor do filme, se defendeu, afirmando que não presenciou essas ações. “Eu não testemunhei essas ações. Todos nós estávamos empenhados em proporcionar um ambiente amoroso e seguro para todos os animais no filme. Me prometeram que uma investigação completa desta situação está em andamento e que qualquer irregularidade será relatada e punida”, escreveu.

A Peta, organização internacional que defende a causa animal, convocou um boicote ao filme nos cinemas. "A Peta está convocando os que amam cães a boicotar o filme para enviar a mensagem de que cães e outros animais devem ser tratados com humanidade e não como adereços de filmes". 

Mais lidas