Web gourmet ensina a fazer o tradicional Shawarma

Ne10
Ne10
Publicado em 12/07/2013 às 16:12 | Atualizado em 09/02/2023 às 11:45

Meu nome é Eduardo Gazal, cozinheiro por paixão, com descendência libanesa. A partir de agora estaremos juntos com o projeto gastronômico multimídia Web Gourmet, sua cozinha online. A proposta da coluna, que estará aportada neste NE10, um dos maiores portais do País, é ensinar receitas fáceis, em vídeos didáticos para que as pessoas que gostam de culinária possam reproduzi-las em casa. Traremos receitas variadas e práticas, sempre às quintas-feiras.

Na primeira edição da Web Gourmet, ensino (vídeo acima) como fazer um Shawarma, um dos pratos tradicionais da cozinha árabe. São cortes finíssimos de carne, marinados em limão siciliano ou laranja, temperados com especiarias e ervas. Pode ser servido no pão sírio ou como acompanhamento de outras receitas. Sugiro degustar escoltado de batatas coradas, saladas ou vegetais grelhados.

Shawarma
O Shawarma pode ser feito com carne bovina, ovina ou de frango. O segredo está na presença do ácido suave da laranja ou limão que irão agregar um sabor diferente para os brasileiros,  principalmente quando utilizada carnes vermelhas. Outro fator que será um diferencial serão os temperos. Para que possamos fazer um bom shawarma a marinada deve ser longa, de no mínimo duas horas. Outro fator interessante é que se utilizarmos salsa fresca  ou hortelã devemos retirar estes ingredientes da receita antes que eles comecem a desprender a clorofila que irá colorir a carne com tons verdes. Para que isso não aconteça devemos usar ramos destes vegetais.

Ingredientes
1 Kg – Contra Filé ( Podemos utilizar Alcatra, Filé Mignon, Fraldinha ou Picanha )
03 – Laranjas ou Limão Siciliano
02 – Cebolas
02 – Dentes de Alho
01 – Ramos de Hortelã ( Podemos utilizar salsa fresca )
Pimenta do Reino Branca
Pimenta Calabresa Moída
Orégano ou Salsa Desidratada
Molho Inglês
Azeite
Sal 

* Acompanhe os blogs de Eduardo Gazal:
» Culinária árabe
»Culinária brasileira