Web gourmet

Pernambuco, polo no ensino de gastronomia - Parte 2

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 23/05/2016 às 17:50
Leitura:

 /

Continuando nossa série sobre o mercado de faculdades destinado ao ensino da gastronomia, vamos abordar o perfil dos alunos e, como prometido, publicamos a lista das instituições de ensino superior em gastronomia e seus endereços eletrônicos. Começo com a sequinte observação:  

No final de 2015, visitando uma das instituições de ensino da capital,  observei que os alunos tinham um comportamento  diferenciado.

Observei, por exemplo, que submetidos à elaboração de pratos da mesma vertente gastronômica, apresentaram soluções diferenciadas em termos de apresentação final e sabor das preparações culinárias.

Perguntei a alguns profissionais da área  qual o perfil dos alunos que procuram as faculdades de gastronomia e reproduzo alguns depoimentos:

Segundo relato da professora de gastronomia Marcela Martins, da Faculdade dos Guararapes, é notada uma diferença entre os alunos que frequentam as aulas no período diurno e noturno.

Os alunos que frequentam as aulas de dia não chegam à faculdade com uma bagagem muito grande no universo da gastronomia, porém gostam de cozinhar e se encantam com a posição de chef.

Na maioria dos casos, os alunos da noite estão no mercado da gastronomia, desempenhando funções variadas, e buscam qualificação adequada. Visam a acensão profissional ou o empreendedorismo.

Outro fator que salta aos os olhos é a diferença entre a faixa etária dos alunos, muito heterogênia.

Uma surpresa:  A professora ressalta que após o lançamento de um projeto de iniciação científica para a produção de uma obra literária, obteve como resposta a duplicação na quantidade de vagas oferecidas aos discentes.

Por fim, relata que o índice de evasão é extremamente baixo em relação aos anos anteriores.

A coordenadora do curso de gastronomia da IBGM, Maria Gabriela Oliveira, comemora o alto índice de procura pelo curso.

Prestes a concluir o terceiro semestre desde a implantação do curso na instituição, já conta com dezesseis turmas.  A procura é tanta que talvez tenha que limitar o número de vagas oferecidas para ingresso de novatos no proximo semestre.

"Estamos finalizando a construção de uma nova unidade para adequar a procura à capacidade de abrigar novos alunos", diz.

Maria Gabriela Oliveira também identifica um perfil muito heterogênio em relação à faixa etária dos alunos. 

Salienta que no ambiente acadêmico, a troca de experiências entre alunos de idades tão variadas acaba sendo benéfica.  Diz que há uma enorme interação entre eles.

Destaca, ainda, que o perfil empreendedor é o fator preponderante entre os alunos da instituição.

O professor do curso de gastronomia da Faculdade Metropolitana, Fábio Henrique, ministra aulas para turmas do primeiro e terceiro semestres da instituição.

Relata: "Pessoas que lidam com atividades no ramo da alimentação, proprietários de restaurantes e negócios ligados à gastronomia começam a procurar o curso superior de gastronomia. Buscam qualificação e profissionalização, visando a melhoria em suas carreiras  e em seus empreendimentos ".

Finaliza seu depoimento destacando que a diferença em relação à idade dos alunos é um fator marcante e acaba promovendo uma troca de informações entre os jovens e os alunos mais experientes.

Angela Nankram,  coordenadora acadêmica do cusro de gastronomia da Faculdade dos Guararapes, está muito otimista com o número de vagas que teve que abrir para o atual semestre letivo. 

Comenta: " Atualmente tenho que aumentar o número de pessoas que trabalham em  nossas cozinhas,  temos que atender o novo contingente de alunos nas aulas práticas. Este é um fato inusitado e estamos surpresos!."

Para esta edição temos  uma novidade:  fizemos dois web vídeos com alunos da Faculdade IBGM e da Faculdade Metropolitana. 

Temos relatos importantes,  de casos bem diferenciados,  mostrando a realidade de três pessoas que buscam cultura e qualificação profissional.  Aproveitem!

Faculdades de gastronomia de Pernambuco:

RECIFE

Faculdade Boa Viagem 

Uninassau 

Universidade Salgado de Oliveira 

Faculdade Joaquim Nabuco 

Faculdade Senac  

Universidade Federal Rural de Pernambuco  

Faculdade IBGM 

Estácio 

JABOATÃO DOS GUARARAPES

Faculdade dos Guararapes 

Faculdade Metropolitana 

CARUARU

Faculdade Maurício de Nasssau 

Unifavip 

Mais lidas