Web gourmet

Homus bi Tahine no aniversário da Web Gourmet

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 11/07/2017 às 20:13
Leitura:

Pasta é um dos pratos mais valorizados da culinária árabe / Fotos: Eduardo Gazal

Pasta é um dos pratos mais valorizados da culinária árabe Fotos: Eduardo Gazal

Dando continuidade às comemorações dos quatro anos da Coluna Web Gourmet em parceria com o Portal NE10, neste mês de julho, iremos relembrar uma receita clássica: o Homus bi Tahine, pasta de grão de bico. A publicação original foi feita em novembro de 2013.

Atualmente o grão de bico e o gergelim ganham espaço na culinária nacional. São nutritivos e saborosos. Agregam valor nutricional e possibilitam a realização de várias receitas culinárias. Ao lado do babaganuche, esta é uma das preparações frias favoritas dos amantes da culinária árabe.

Finalizações com azeite ou canela

Finalizações com azeite ou canela

Pode receber temperos, ervas e finalizações aromáticas variadas. A consistência ideal é obtida com o processamento dos grãos de bico com o tahine e azeite até formar um creme homogêneo.

Muito nutritiva e com um sabor diferenciado, pode receber temperos, ervas e finalizações aromáticas variadas. A consistência ideal é obtida com o processamento dos grãos de bico com o tahine e azeite até formar um creme homogêneo

É essencial que as cascas do grão de bico sejam retiradas. Atualmente encontramos o grão de bico previamente cozido em embalagens de aproximadamente 250 gramas considerando seu peso drenado. São muito práticas porque eliminam o tempo gasto com o cozimento dos grãos, bastando colocá-los em água corrente. As cascas serão separadas com muita facilidade.

O homus bi tahine é um excelente acompanhamento para pães, esfihas, vegetais e carnes grelhadas.

Sobre o Tahine

Proveniente de sementes de gergelim, esta pasta com um sabor de nozes é consumida em todo o Oriente Médio. Sua consistência lembra a pasta de amendoim, mas tem um gosto mais sutil. É altamente valorizada, apresentando inúmeros benefícios para a saúde. Produzido em uma série de países, os melhores são oriundos da Síria, Líbano e Turquia. Pode ser comprado em mercados e empórios gourmet.

Grão de Bico cozido e sem cascas

Grão de Bico cozido e sem cascas

Ingredientes

250g - Grão de bico cozidos separados das cascas

01 – Dente de alho (utilizar metade e provar)

01 – Colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)

01 – Xícara de azeite de oliva (utilizar metade e provar)

1?2 - Limão ou laranja pera

Sal (utilizar em pequenas pitadas)

Água mineral

Canela da china

Folhas de hortelã, salsa fresca e pimentas variadas podem finalizar esta pasta.

Assista ao vídeo e saiba detalhes sobre o seu preparo. Aproveitem!

 

Mais lidas