Web gourmet

Sopa de cebola com queijo para esquentar no Recife frio

Por Eduardo Gazal
Por Eduardo Gazal
Publicado em 24/08/2017 às 19:54
Leitura:

Livro atualmente faz parte de um acervo familiar e tem quase 60 anos / Fotos: Eduardo Gazal

Livro atualmente faz parte de um acervo familiar e tem quase 60 anos Fotos: Eduardo Gazal

Como o friozinho e a chuva que escolheram o Recife como morada não passam, que tal uma receita tradicional e antiga que combina com as temperaturas amenas dos dias atuais? Para encontrá-la, recorri aos livros de culinária do século passado, especificamente ao "A Alegria de Cozinhar", e escolhi uma receita de sopa de cebolas. Escrito por Helena B. Sangirardi, o livro foi um dos grandes sucessos nos anos 1950.

O exemplar da coleção de Dona Thereza Soares da Silva foi recebido como presente de sua irmã em 1958. Atualmente o livro faz parte do acervo da família e em breve completará sessenta anos. Foi dado numa época em que a formação culinária das mulheres passava por cursos particulares de forno e fogão. Afinal, a web ainda não existia.

Receita foi tirada do livro "A Alegria de Cozinhar", escrito por Helena B. Sangirardi, um dos grandes sucessos nos anos 1950

Na receita que transcrevi, existem menções aos produtos alimentícios que encantavam as donas de casa da época e eram sinônimos da modernidade gastronômica que pregavam economia e praticidade nos anos 1950 e 1960.

Ilustrações são um atrativo à parte da publicação

Ilustrações são um atrativo à parte da publicação

A autora faz o seguinte comentário na publicação:

" Existem em minhas receitas algumas referências a marcas de produtos. Isso não deve ser tomado só como propaganda. Trata-se de produtos de grande aceitação. São mencionados, além disso, devido a uma sincera admiração, diante dos bons resultados que com êles obtive em minha longa experiência culinária".

Na época, as mulheres usavam o livro nas aulas particulares de culinária

Na época, as mulheres usavam o livro nas aulas particulares de culinária

A facilidade de inovar e adaptar esta receita deve ser aproveitada. Podemos aumentar a quantidade de cebolas, acrescentar outros ingredientes e experimentar outros tipos de queijo. Fica a dica para o final de semana, antes do verão nordestino se instalar definitivamente.

SOPA DE CEBOLA COM QUEIJO

3 cebolas - 2 colheres (sopa) de Óleo Saúde - 2 gemas - sal - 2 colheres (sopa) de queijo ralado - pão frito em Margarina Saúde.
Ponha numa caçarola as cebolas finamente picadas e o Óleo Saúde; deixe refogar bem. Junte caldo de carne ou água, tempere com sal e deixe ferver alguns minutos. Retire do fogo, deixe amornar e acrescente as gemas batidas. Leve novamente ao fogo, mexa bem e, quando estiver para ir à mesa, ponha queijo ralado. Sirva com pedaços de pão frito em Margarina Saúde.

Receita compilada na integra do Livro "A Alegria de Cozinhar", edição 23
Numeração: 3399
Livraria Prado Ltda - São Paulo
Autor: Helena B. Sangirardi

Mais lidas