Arquitetura

Casais apimentam a relação dando toque especial na residência

Marília Banholzer
Marília Banholzer
Publicado em 22/08/2014 às 20:03 | Atualizado em 21/12/2022 às 14:33
Os ambientes mais sofisticados dos motéis têm sido reproduzidos em casas de clientes  / Foto: Luiz Pessoa/NE10

Os ambientes mais sofisticados dos motéis têm sido reproduzidos em casas de clientes Foto: Luiz Pessoa/NE10

Espelho que “emagrece”, luz especial que não mostra celulite ou estria, cama grande, macia e confortável. Parece o quarto dos sonhos e talvez seja para alguns. Os ambientes dos motéis têm mudado e ganhado um estilo mais moderno e menos vulgar, porém sem deixar de ser erótico. O sucesso dessa fórmula tem estimulado algumas pessoas a buscar alternativas para que suas casas ganhem um estilo mais próximo aos que são encontrados em alguns motéis.

O jovem Fernando Oliveira*, de 30 anos, fez um investimento para tentar reproduzir “as quatro paredes” de um motel em seu quarto quando solteiro. “Era uma espécie de fetiche que eu tinha. Cheguei a colocar sancas de gesso com luzes embutidas, comprei uma cama grande, coloquei vidro no teto, enfim, só não consegui deixar igual porque acabou ficando caro”, relembrou ele, que nunca fez um levantamento do valor investido na obra.

Fernando contou, porém, que não conseguiu levar muitas garotas para conhecer o “espaço VIP”. A sua atual esposa, com quem está casado há cerca de seis anos, foi a única que chegou a frequentar o local. “Acho que ela foi a única. Hoje nós já conversamos em tentar fazer algo do tipo na nossa casa atual. Não é só pelo sexo; é para deixar o espaço mais confortável, mais íntimo”, resumiu, ao explicar sua vontade em transformar o quarto do casal.

Cama grande e confortável, além de luzes diferenciadas, dá um toque especial ao quarto

Cama grande e confortável, além de luzes diferenciadas, dá um toque especial ao quartoFoto: divulgação

No caso de Cristina Silva*, 32 anos, a ideia não foi transformar seu quarto em uma filial de motel. Ela foi mais criativa. Durante as obras de seu apartamento, descobriu que uma amiga havia feito uma bancada dentro do box do banheiro para facilitar as relações sexuais durante o banho a dois. Cristina gostou da ideia e resolveu reproduzir em seu apartamento. Durante a conversa com a sua arquiteta, achou um tanto fora de "estética" já que a nova bancada tiraria um pouco do espaço da área de banho.
 
"Depois que expliquei para que serviria, a minha arquiteta aceitou a ideia. Fizemos de alvenaria, coberta de porcelanato e o tampo de mármore preto. Do jeito que ficou, dá até pra usar como porta xampu e sabonete, mas a finalidade é outra", contou ela, aos risos.
 
A bancada de Cristina é basicamente uma meia parede da altura em que, ao ficar sentada, ela consegue ter relações sexuais com o marido, mais alto que ela, de uma forma mais confortável para ambos. Para completar o clima, o casal ainda investiu na instalação de dois chuveiros e luzes dicróicas no tom azul. "É um ambiente massa, tem outro clima, garante outras sensações", contou.

As escolhas e alterações que Fernando e Cristina fizeram em suas casas podem desagradar alguns. Há quem possa achar brega; outros podem entender como desnecessário, mas haverá aqueles que gostam da ideia. Há 20 anos no mercado da arquitetura, Paulo Veloso tem projetos residenciais, comerciais, institucionais, design de interiores e urbanismo em todo o Brasil e no exterior. De acordo com ele, não existe nada fora de moda: é possível fazer um projeto de acordo com os gostos e necessidades de cada cliente.

Especialistas dizem que ambientes carregados nas cores, aromas e formatos desagradam o público

Especialistas dizem que ambientes carregados nas cores, aromas e formatos desagradam o públicoFoto: divulgação

"Eu acho que, na verdade, todo projeto voltado para um casal deve ser feito de acordo com o estilos dos dois. Não existe receita de bolo, é necessário saber o que eles gostam de fazer juntos. Construir um ambiente não é impor um modelo pré-estabelecido. Fazendo projetos "sob medida" será possível criar um espaço com mais harmonia", explicou o arquiteto, que brincou: "A qualidade do ambiente se traduz em qualidade de vida e, como diz o slogan de um labotarório de urologia, sexo é vida."

Segundo Veloso, trocar a iluminação dos cômodos de uma casa é um dos passos para transformar a vida de uma casal. "Com luzes brancas, fica um ambiente muito frio, sem graça. A possibilidade de poder colocar uma meia-luz também ajuda a criar um clima. Além disso, se você não pode mudar as coisas, a casa fica monótona, a vida fica chata e o casal cai na rotina", ressaltou o arquiteto.

Para ajudar aquelas pessoas que se interessaram pelo assunto e resolveram deixar os espaços mais intimistas e confortaveis para a vida a dois, o profissional deu algumas dicas preciosas. Confira:

 
Quarto do casal -
Importante ter mais de um circuito de iluminação: usar mais de um ponto de luz permite que o casal escolha qual a iluminação adequada para cada momento, seja durante o namoro ou enquanto troca de roupas, assiste TV ou lê um livro. Outra dica é não usar apenas uma cor de luz, investir na cor amarelada/alaranjada. Evitar usar materiais frios: cerâmica/porcelanato polido ou acabamentos com vidro ou metal deixam o ambiente mais frio ao toque, apesar de ser possível criar ambientes com esses elementos, o mais indicado para este espaço é deixá-lo mais "quente" com detalhes em madeira.
 

Banheiro -
Em tempos em que os ambientes são cada vez menores, às vezes não é possível duas pessoas estarem juntas em lugares como o banheiro. No entanto boas opções para o banho a dois é usar dois chuveiros, áreas de box mais largas e duas pias. No caso das suítes, também é possível transformar a parede em comum com o quarto em paredes vazadas ou de vidro. Assim, o parceiro pode ver a silhueta do outro durante a "chuveirada".
 
Varanda - O arquiteto Paulo Veloso conta que, por duas ocasiões, já teve a oportunidade de instalar banheiras de hidromassagem na varanda do cliente que queria ter mais uma opção de relaxamento. Apesar da sugestão, o arquiteto lembra que, para qualquer ousadia na varanda, é preciso estar atento à privacidade. Para isso, é possível lançar mão de persianas.
 

Sala de estar -
No caso de haver mais de uma sala de estar, o casal terá que ficar atento ao mobiliário. Os sofás mais largos e fofinhos são bons para o momento a dois como ver um filme ou namorar. Já os mais "duros" devem ficar reservados para uma sala mais social, sem televisão, onde não haverá muita oportunidade para se "esparramar". O tapete também é uma das muitas opções que podem esquentar o ambiente, uma vez que ele evita o contato dos pés no chão frio.

*Os nomes dos personagem foram trocados a pedido dos mesmos.