Aplicativo

Usuários do Easy Taxi pedem serviços sexuais para taxistas do Recife

MARÍLIA BANHOLZER
MARÍLIA BANHOLZER
Publicado em 12/09/2014 às 19:12
Leitura:

Estima-se que pelo menos 50% dos mais de seis mil taxistas do Recife tenham aderido à ferramenta / Foto: Michelle Souza/JC Imagem

Estima-se que pelo menos 50% dos mais de seis mil taxistas do Recife tenham aderido à ferramenta Foto: Michelle Souza/JC Imagem

Famoso, o aplicativo Easy Taxi é um sucesso. São 200 mil taxistas cadastrados e 10 milhões de usuários espalhados por mais de 30 países. No entanto, ultimamente, os taxistas que usam essa ferramenta têm se deparado com solicitações inusitadas: os clientes pedem que entre os serviços ofertados estejam favores sexuais. Masturbação, sexo oral, encontros a três são alguns dos pedidos que estão se tornando comuns. As “cantadas” são deixadas no campo reservado pelo aplicativo para que o passageiro deixe indicações de como chegar ao local onde ele está.

Taxista há quatro meses, Adriano Macena, 29 anos, surpreendeu-se com o novo caminho que o Easy Taxi ganhou. “Meu compadre que também é taxista me mostrou o aplicativo. Eu entrei e fiquei usando, mas em pouco tempo começaram a aparecer essas mensagens e eu preferi desinstalar para não ter problemas em casa”, explicou ele, que não voltou a usar a ferramenta. Segundo Adriano, os pedidos eram mais frequentes à noite e, em geral, feitos por homens.

Apesar de não concordar com o tipo de uso que algumas pessoas têm feito do Easy Taxi, o taxista Eládio Oliveira, há 13 anos na profissão, revela que acaba se divertindo com a situação. “Na verdade, uso o aplicativo desde que ele começou, há uns dois anos, mas somente este ano que a gente tem visto pedidos por sexo oral, masturbação, suruba. Chega a ser engraçado o que algumas pessoas pedem”, comentou o taxista.


Imagens: cortesia

Ainda segundo Eládio, as cantadas dos clientes nos motoristas de táxi existem desde sempre. Em geral, as propostas mais ousadas acontecem quando se trabalha à noite, próximo a boates, por exemplo. Ele também contou que no auge dos seus 37 anos, já cansou de ouvir propostas picantes, mas que sempre recusou. “O assédio é uma realidade. A internet só está dando mais espaço para as pessoas que antes tinham vergonha de falar cara a cara. O Easy Taxi só modernizou as cantadas”, avaliou o taxista que não vê o apelo sexual no aplicativo como um problema para seu trabalho, já que só aceita a proposta quem quer.

Sobre atender ou não as chamadas, os dois taxistas confirmam. Tem muito motorista que aceita os pedidos eróticos. “A gente sabe que alguém aceitou porque some da nossa tela. Enquanto recusarem fica lá, se sai da lista é porque atenderam”, diverte-se Adriano Macena. A reportagem do NE10 entrou em contato com alguns dos números que já solicitaram os serviços mais “calientes”. Um dos clientes confirmou ser usuário do Easy Taxi há muito tempo, no entanto alegou que as chamadas não foram feitas por ele. Sem querer se identificar, ele contou que teve o celular roubado e que os supostos bandidos teriam usado seus aplicativos e redes sociais, inclusive postando agressões a seus amigos no Facebook.

Sobre o desvio no uso do aplicativo, a Easy Taxi se posicionou informando que já tem criado barreiras eletrônicas para identificar quando o uso do serviço está sendo desviado. O mesmo movimento já foi identificado, por exemplo, no Rio de Janeiro, onde desde o mês de setembro a ferramenta não permite mais as postagens mais apimentadas.

Em nota, a empresa respondeu sobre o que tem acontecido no Recife: “A empresa esclarece que o caso está sendo investigado internamente e reafirma o compromisso com a sociedade em disponibilizar uma ferramenta para ser utilizada com o único objetivo de facilitar a mobilidade urbana. A empresa condena qualquer uso do aplicativo que não esteja de acordo com o seu propósito e, conforme seu manual de conduta, bloqueia os usuários que não ajam em conformidade com as regras.”

Mais lidas