Dia D

Está planejando se casar? Pergunte-me como!

Renata Dorta
Renata Dorta
Publicado em 22/10/2014 às 18:55
Leitura:

Uma festa de casamento, como manda o figurino, ainda é o sonho de boa parte das mulheres. O espaço para a cerimônia, a decoração, a recepção, o vestido, entre outros detalhes, não se acham ou se criam da noite para o dia. Tudo requer bastante antecedência, um planejamento com média de um ano e meio.

A concorrência por setembro, o novo “mês das noivas”, e pela igreja perfeita é alta - mas escolher o mês certo tem sido tarefa cada vez mais complexa. Se o desejo é dizer o sim aos pés da cruz, a espera média pode ser ampliada para até dois anos. Para se ter uma ideia, A Igreja Madre de Deus, no Centro do Recife, já está com a agenda lotada para todo o ano de 2015 e poucas datas disponíveis para 2016.

A Igreja Madre de Deus, no Centro do Recife, já está com a agenda lotada para o ano de 2015
Há noivas que, em vez de terem uma assessoria ao seu lado auxiliando nos preparativos, preferem contratar pessoalmente todos os serviços que atuarão na festa. Profissionais apontam que essa alternativa pode ser perigosa, pois a maioria está se casando pela primeira vez e tem pouca experiência, sendo maiores as chances de erros.


Contratar uma empresa especializada ou receber uma consultoria na hora de preparar a cerimônia ainda é a opção mais segura."O papel da assessoria não é apenas indicar quais serviços os noivos precisam contratar, ela cria um projeto personalizado, tendo metas definidas e acompanhando passo a passo da criação de uma festa", explica Jamine Tinoco, da Dreams by Lead!, empresa organizadora de eventos com mais de cinco anos atuando no mercado recifense. Ela conta que a assessoria é diferente do cerimonial, que presta consultoria e trabalha mais no dia da festa. Ela vai além do dia da cerimônia, atuando também na finalização do projeto.

Sobre o perfil dos clientes que a procuram, a maioria é formada por mulheres que têm o dia a dia mais agitado. “Tem noiva que chega para mim e diz 'Jamine eu quero casar' e deixa o resto por nossa conta”, brinca. Outra parte que procura seus serviços quer uma celebração diferenciada que fuja “do feijão com arroz”. Para a empresária, o envolvimento de profissionais com excelente conhecimento técnico ou bem específicos na área fazem diferença e refletem até na lembrança dos convidados sobre o momento.

Ana Maria Fernandes planejou cada detalhe do seu "Dia D" / Foto: Acervo da noiva Ana Maria Fernandes/Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio

Ana Maria Fernandes planejou cada detalhe do seu "Dia D" Foto: Acervo da noiva Ana Maria Fernandes/Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio

Mesmo há mais de um ano planejando o enlace, a advogada Ana Maria Fernandes, de 27 anos, percebeu as dificuldades na hora de organizar e optou por procurar uma assessoria. “Estava organizando sozinha, minha mãe não tinha tempo para ajudar, não tinha alguém que pudesse dividir todas as responsabilidades. Eu achei melhor, mais fácil, contratar uma empresa que assessorasse", conta. Para ela, a experiência foi positiva.

A assessoria também pensa no pós-casamento

A assessoria também pensa no pós-casamentoFoto: Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio

Organização e antecedência, além da qualidade também repercutem no preço final de alguns serviços. “Claro que um casamento não é montado em cima da possibilidade, mas do desejo do cliente”, ressalva Jamine ao falar que os preços das festas são relativos e diferente uns dos outros. Porém, uma empresa por estar sempre em contato direto com fornecedores pode conseguir descontos em alguns pacotes, diferentemente do que aconteceria se contratados pessoalmente pelos noivos.

Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Ensaio mara o making of, com a noiva antes de usar o vestido - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Detalhe da aliança, no making of do casamento - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Making of: família nos preparativos finais da noiva - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Detalhe do vestido de Ana Maria - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
O sim de Ana Maria e Eduardo - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Detalhe do décor do casamento de Ana Maria e Eduardo - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Registro de família - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
A noiva durante ensaio para o álbum de casamento - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Noiva durante o lançamento do buquê, na festa que ficou do jeito que ela sonhou - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio
Foto tradicional na frente da igreja - Bosquinho Lacerda/Lacerda Estúdio

Acertar com uma assessoria não exclui o trabalho e a importância do cerimonial, especifica Leonardo Buregio, da Alliance Cerimonial e Eventos, que trabalha no ramo há mais de 13 anos. Enquanto a assessoria “põe a mão na massa” na criação da festa como um todo, o cerimonial participará enfaticamente nas formalidades da cerimônia e da comemoração.

Um casamento é montado em cima do desejo do cliente, diz Jamine Tinoco

Um casamento é montado em cima do desejo do cliente, diz Jamine Tinoco Foto: divulgação

“As pessoas ainda pensam que o serviço de cerimonial é apenas coordenar a entrada de padrinhos e noivos até o altar, mas vai além disso” desmitifica Leonardo. A chamada “instrução social”, e de coordenar formalidades como brinde, dança do casal e entrega de lembrancinhas, e manter a equipe de cerimonial sempre a postos para atuar contra qualquer eventual problema que possa aparecer. Porém, sem transparecer para os convidados.

Entre os episódios inusitados que precisou intervir, Leonardo relembra de uma cerimônia na Igreja dos Irmãos Marista, Zona Norte do Recife: uma barata voadora pousou no genuflexório – peça de madeira usada nas igrejas para que os fiéis possam ajoelhar-se - onde estava a noiva. Com muito cuidado, o cerimonialista arrumou uma forma de tirar o inseto sem atrapalhar a bênção. “O cerimonialista está para o casamento, assim como o diretor está para um filme”, exemplifica.

Mais lidas