Superação

Jovem com microcefalia é a primeira modelo brasileira com a doença

Lucas Vaz Lemos
Lucas Vaz Lemos
Publicado em 17/02/2017 às 7:51
Leitura:

Médicos diziam que a jovem não iria andar nem falar por conta das limitações da doença / Foto: Reprodução/Facebook

Médicos diziam que a jovem não iria andar nem falar por conta das limitações da doença Foto: Reprodução/Facebook

Ganhar o mundo através das passarelas é o sonho de muitas adolescentes. Para Ana Victória Lago, de 17 anos, esse sonho tem gosto de superação. Portadora de microcefalia, a jovem quer desconstruir preconceitos ao se tornar a primeira brasileira a desfilar profissionalmente.

Com o apoio de uma agência de modelos de Manaus, onde mora, Ana Victória já está trabalhando para realizar esse sonho. Tudo começou quando a mãe da jovem, Viviane, a levou junto com a irmã, Maria Luiza, que também tem microcefalia para participar de um projeto promovido por essa agência com pessoas com deficiência. 

O projeto convidou 30 crianças deficientes e teve início há cerca de um mês. A partir daí, a agência iniciou um processo de preparo para que a estudante aprendesse a fotografar e desfilar. 

Os médicos diziam que as duas filhas de Viviane nunca andariam ou falariam por possuírem a parte motora muito comprometida. Victória tem problemas de fala e de aprendizado, e possui capacidade mental de uma criança de dez anos. Apesar dos obstáculos, a jovem está empenhada em se tornar modelo não só nas passarelas, mas também para outras crianças que sofrem da síndrome.

Mais lidas