Tudo verde

Da Irlanda ao Recife: Dia de São Patrício é comemorado nesta sexta

Lucas Vaz Lemos
Lucas Vaz Lemos
Publicado em 17/03/2017 às 10:35
Leitura:

Duendes com potes de ouro e a cor verde são os principais símbolos do Dia de São Patrício, data típica irlandesa. / Foto: Timothy A. Clary/AFP

Duendes com potes de ouro e a cor verde são os principais símbolos do Dia de São Patrício, data típica irlandesa. Foto: Timothy A. Clary/AFP

Na Irlanda, hoje é dia de vestir verde e caçar duendes com potes de ouro. Isso porque todo dia 17 de março é comemorado o Dia de São Patrício (ou Saint Patrick’s Day, em inglês), que na cultura irlandesa é envolto em várias lendas e repleto de símbolos tradicionais. A festividade mobiliza milhares de pessoas no mundo, principalmente nos países de língua inglesa, a sair nas ruas para comemorar a data.

O St. Patrick’s Day é celebrado na data da morte de São Patrício, que aconteceu no ano 461. Patrício, apesar de ser padroeiro da Irlanda, nasceu na Inglaterra. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como um escravo. Após escapar para a o país natal, ele regressa anos depois às terras irlandesas, agora como bispo, para evangelização dos celtas. O folclore local alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os nativos. Também acredita-se que o santo foi responsável por expulsar todas as cobras da ilha e por isso até hoje não há presença de qualquer espécie do réptil no país.

É comum que prédios de instituições públicas da Irlanda se enfeitem com luzes verdes

É comum que prédios de instituições públicas da Irlanda se enfeitem com luzes verdesFoto: AFP

Na Irlanda, o Dia de São Patrício é feriado nacional e as pessoas saem às ruas para bares e pubs, além de participar de desfiles em paradas, regados a muita cerveja. Esse dia, inclusive, é o único em que os cidadãos são liberados para beber na rua. “Quase toda cidade irlandesa tem uma festa. Todo mundo usa verde e, como os irlandeses gostam muito de beber, à noite todos vão aos bares e tem muita música típica”, comenta Matthew Hande, irlandês que mora no Brasil há 40 anos, dos quais 30 são no Recife. Até hoje, Matthew celebra o dia típico de sua terra natal. “Nos dias 17 de março à noite costumo me reunir com um grupo pequeno de irlandeses que moram aqui para cantar, comer corned-beef boil [comida típica irlandesa] e beber um pouco”, comenta.

Aqui no Recife, a comemoração ao dia do santo irlandês já é uma prática comum dos cursinhos de inglês. Um dos exemplos é a Cultura Inglesa, que realiza neste sábado (18), a partir das 17h, um evento na filial do Espinheiro, com food park e orquestra. “Essa é uma comemoração que já fazemos há anos, reflexo do que acontece em países de língua inglesa. Apesar do nosso enfoque ser a cultura britânica, divulgamos também outras culturas de língua inglesa porque, ao fazermos isso, as pessoas criam um maior conhecimento sobre tradições de outros países de língua inglesas”, comenta o coordenador acadêmico do curso, Gustavo Gouveia.

No Britanic, o foco maior é nas atividades internas, principalmente dentro de classe. Para Fabrício Cruz, coordenador das unidades Setúbal e Aflitos, a data é uma oportunidade dos alunos conhecerem o intercâmbio cultural proporcionado pelo feriado. “Acho interessante outros países de língua inglesa poderem, não se apropriar, mas prestigiar da tradição cultural de outro país de mesma língua. Isso pode acabar gerando novas tradições. Se o Brasil por exemplo, interagisse com Portugal nesse sentido, seria algo bastante enriquecedor”, comenta.

Por que do verde e outras curiosidades da data

A Irlanda só começou a comemorar oficialmente o dia em 1903. O dia de São Patrício geralmente cai na época da Quaresma, que antigamente, costumava ser um feriado tranquilo e religioso até os anos 1960. A partir de então, a lei permitiu que os bares e pubs abrissem no dia da comemoração.

Uma das principais características do Dia de São Patrício é o uso de roupas e acessórios verdes. O uso da cor está ligado ao fato do país ser conhecido como “Ilha Esmeralda”, apelido dado devido às grandes áreas florestais que se desenvolvem em meio ao clima chuvoso do país. Outra figura bastante conhecida ao redor do mundo são os “Leprechauns”, duendes rabugentos e cheios de truques. Eles usam seus poderes mágicos para esconder seus tesouros, o maior deles, um pote de ouro no fim do arco-íris. Acredita-se que se você pegar um Leprechaun, pode pedir 3 desejos.

Com relação à sorte são vários os símbolos. Um deles é o trevo de quatro folhas, que se achado trará bons frutos. Segundo a tradição, cada folha representa um sentimento: esperança, fé, amor e sorte. Outro ícone é a ferradura, que quando dada como presente e mantida em casa traz boa sorte.

Todo dia de São Patrício o presidente da Irlanda presenteia o presidente dos Estados Unidos com um jarro de trevos irlandeses. No entanto, os trevinhos são destruídos logo depois pelo Serviço Secreto americano, já que, por motivos de segurança, não se pode dar comida e nem flores para o presidente dos EUA.

Onde comemorar o Dia de São Patrício no Recife?

Além dos cursos de inglês, bares e restaurantes veem na data uma oportunidade de atrair clientes e fomentar seus negócios. Honrando a tradição de beber cerveja no dia, a principal atração dos bares são os chopps verdes. É o caso da Beerdock, na Madalena, aberto hoje das 17h às 01h. O bar, além de cervejas artesanais na cor da festividade, também coloca à disposição do público produtos personalizados para o dia de São Patrício.

O Capitão Taberna, em Parnamirim, fica aberto nesta sexta das 10h até às 0h, e também investe no chopp verde. O local irá oferecer chopp de graça para os dez primeiros que forem vestidos de verde e música irlandesa na ação especial para o dia.

Já a Cervejaria Devassa, no Recife Antigo, desta sexta (17) até domingo (19) terá o atendimento diferenciado nas franquias e irá distribuir mimos, como canecas temáticas e bolachas de cerveja personalizadas numa ação de compre e ganhe.

Para quem for visitar o food park Nas Ubaias, em Casa Forte, irá encontrar promotoras recepcionando os clientes - que estão sendo convidados a ir de verde - e entregando pirulitos e gravatas verdes. Todos os trucks estarão com chapéu do São Patrício, decoração, um painel para fotos, música irlandesa e promoções.

Mais lidas