Artigo

Opinião: Por favor, vamos deixar de ser indelicados

Ismaela Silva
Ismaela Silva
Publicado em 24/05/2017 às 10:58
Leitura:

Por favor, vamos cuidar mais de nós mesmos. E deixar que cada um tome conta de si também /

Por favor, vamos cuidar mais de nós mesmos. E deixar que cada um tome conta de si também

Não, uma pessoa não engorda porque ela acha bonito ou bom. E sim, ela sabe que engordou. Você não precisa lembrar disso quando a vê, nem mesmo perguntar isso pra ela. Já pensou quantas pessoas não já fizeram esse comentário? Imagina como ela se sente. Se ela está muito magra, também. Assim como se o cabelo dela cai existe um motivo e ela está tentando lidar com isso. Ou se o dente dela está torto. Ou se a roupa não é tão bonita quanto você consideraria bonito. Você não precisa dizer isso, nem pra ela e nem sobre ela.

Sim, cada pessoa foi feita por Deus dotada de capacidade de cuidar da própria vida. E elas todas estão tentando fazer isso da melhor forma. Isso é viver. A não ser que você seja muito íntimo, ou seja requisitado por alguém para destilar sua opinião gratuitamente, por favor, deixe cada pessoa à sua volta cuidar da própria vida.

Uma pessoa engorda pelos mais variados motivos. Por favor entenda que nenhum deles é porque ela quer ficar mais feia ou menos saudável. Ela já está sofrendo o suficiente com essa luta pessoal. Ela engorda porque está em depressão e você não sabe (afinal, nossa sociedade não aceita isso tranquilamente). Ou porque está com síndrome do pânico ou transtorno de ansiedade e precisa tomar remédios, que a ajudam a ficar menos péssima, mas infelizmente engordam. Ou simplesmente porque tem alergia a esse carpete do trabalho e precisa tomar antialérgico todos os dias. E, sim ela já está comendo praticamente só salada e não conseguiu emagrecer ainda. E talvez ela até faça o exercício que pode, ou talvez ela tenha algum outro motivo para não conseguir fazer exercício suficiente para ela magra como você gostaria. E não, isso não é da sua conta, você não precisa a julgar como preguiçosa, gorda ou relaxada, porque você quer.

Por favor, vamos deixar de ser indelicados!

Talvez esse comentário desnecessário que você faz seja justamente o tiro de misericórdia que uma pessoa vai receber para ficar ainda pior. Pra se desestimular ou enfraquecer ainda mais. Pense um pouco no outro. Nem tudo você precisa falar, ou saber. Não convém. Não deve estar nas suas ocupações diárias, que sem dúvida também já são muitas.

Não, você não precisa saber os motivos que levam as pessoas a cada coisa. Seja mudar o visual ou fazer uma escolha que você discorda. Não precisa tentar descobrir as justificativas pelo fato de elas estarem de um jeito ou de outro. Você pode continuar vivendo sem ter que entender o porquê de alguém estar mais ou menos magra, com mais ou menos cabelo, mais ou menos bonita.

Se uma mulher engordou você não precisa ficar procurando os motivos e nem subentender que ela está grávida. Muito menos ir perguntar isso pra ela ou dar os parabéns. E se essa mulher for estéril? Sua indelicadeza é a última coisa que ela precisa ouvir para lembrar disso.

Se uma pessoa está solteira há muito tempo, pode ser porque ela quer e pode não ser. Talvez ela seja triste por ainda não ter encontrado o amor da vida dela. Ela realmente não precisa que você chame ela de encalhada ou pergunte "cade os namoradinhos"? Um casal pode ter escolhido não casar e namorar por muito tempo sem precisar que você fique perguntando "quando vai ser o casório".

Tudo o que é opção ou situação pessoal e que você não tem a ver com isso, ao ser questionado em público, pode se tornar um momento muito constrangedor.

Por favor, vamos cuidar mais de nós mesmos. E deixar que cada um tome conta de si também. Aqueles que realmente precisam de você talvez estejam aí do lado querendo um pouco dessa sua energia. E quem realmente for querer suas opiniões vai te procurar. Espera. Fica tranquilo. Mas por favor, não tira gratuitamente a paz de ninguém.

Por favor, vamos deixar de ser indelicados.

*Ismaela Silva é jornalista. 

Mais lidas