Para não acabar com a diversão

Cuidado com a segurança das crianças nas férias deve ser redobrado

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 12/01/2017 às 11:09
Leitura:

Neste período, existe aumento nos casos de intoxicações, queimaduras e afogamentos com crianças, lembra o chefe da pediatria Igor Colaço / Foto: EBC

Neste período, existe aumento nos casos de intoxicações, queimaduras e afogamentos com crianças, lembra o chefe da pediatria Igor Colaço Foto: EBC

Longe da escola e das atividades extra-curriculares, no período das férias as crianças passam naturalmente mais tempo em casa. No entanto, para evitar que este momento de diversão seja interrompido por acidentes, a atenção dos pais e responsáveis deve ser redobrada. A preocupação não é à toa: acidentes domésticos vitimam cerca de seis mil pequenos por ano e as quedas com crianças entre 1 e 9 anos são a quinta causa de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. O chefe da pediatria do Hospital Esperança Olinda, Igor Colaço, lembra que, neste período, existe aumento nos casos de intoxicações, queimaduras e afogamentos.

“Todas as faixas etárias estão expostas, mas especialmente os lactentes e pré-escolares, que já conseguem se deslocar ou andar, mas não possuem discernimento do que é perigoso”, ressalta o médico. As crianças menores, lembra Colaço, costumam explorar o ambiente por meio dos sentidos, a exemplo do tato e paladar, aumentando as chances de broncoaspiração (engolir pequenos objetos para a via respiratória) ou intoxicações exógenas (ingerir medicações, produtos químicos, inseticidas, etc).

De acordo com Igor Colaço, a cozinha é cenário da maioria dos acidentes por queimaduras, sendo escaldadura por líquidos quentes a principal causa dos eventos graves. Para evitar acidentes desta natureza, as dicas são manter sempre os cabos das panelas voltados para dentro e jamais permitir brincadeiras com ferro elétrico, fósforo ou produtos inflamáveis.“Outra preocupação são as queimaduras por corrente elétrica, com risco de morte instantânea por arritmia cardíaca. Cuidado redobrado com tomadas e fios elétricos”, explica o médico.

Cuidados para se tormar em casa

Para não acabar com a diversão e manter o ambiente seguro para as crianças, algumas outras dicas também são importantes, como, colocar telas nas janelas e varandas e evitar tapetes soltos e brincadeiras em locais com risco de queda (camas, escadas, rampa, etc). Além disso, devem ficar longe do alcance das crianças objetos de vidro, louça ou perfuro-cortantes (utensílios domésticos com pontas, tesouras, etc), bem como medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas ou outros venenos. A atenção também deve grande em praias e locais com piscina, pelo risco de afogamento.

Mais lidas