Diversão

Recife se rende à magia do Circo dos Anões

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 22/09/2016 às 16:49
Leitura:

Táxi maluco, trapezistas, malabares, mágica são algumas das atrações do Circo dos Anões / Foto: Divulgação

Táxi maluco, trapezistas, malabares, mágica são algumas das atrações do Circo dos Anões Foto: Divulgação

Viajando de cidade em cidade, fazendo da lona e do picadeiro um lar. No Circo dos Anões, a vida é assim. Herdeiros do palhaço Pindoba, “o menor e mais engraçado palhaço do mundo”, Claudio Gomes, o palhaço Pimentinha, e os três filhos se dedicam à arte do circo em apresentações pelo Nordeste. Neste sábado (24), os recifenses poderão conferir de perto o grupo com o espetáculo "Circo dos Anões na terra das Arábias" no Sítio Trindade, em Casa Amarela, dentro da programação da 7ª Mostra de Circo do Recife. O grupo também pode ser visto em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, até o dia 15 de outubro.

"O circo é tudo na minha vida, nasci e me criei no circo. É minha profissão, minha arte que aprendi com meu pai", explica o palhaço Pimentinha, que há três anos deixou o Circo dos Sete Anões, do qual participava com os irmãos. "Mas o meu pai Sebastião Benedito Gomes, que morreu em 1988, sempre será uma inspiração", garante. Atualmente, Claudio faz as apresentações com outras 20 pessoas, sendo quatro anões.

Grupo se apresenta na 7ª Mostra de Circo do Recife

Grupo se apresenta na 7ª Mostra de Circo do RecifeFoto: Divulgação

Com os filhos em idade escolar, a educação é uma preocupação constante, lembra Claudio. "Matriculamos as crianças em escolas nas cidades por onde vamos passando. Tudo para que não percam o ano. Eles só não podem parar de estudar", explica o palhaço. Orgulhoso, Pimentinha conta que explica: "Daiane é a mais velha, está no 9° ano, Talisson é o do meio e está na 5ª série, enquanto Tainara faz a 4ª série" e todos participam dos números circenses.

Entre as atrações do Circo dos Anões estão o Bailado, composto por contorcionistas mulheres, o Cilindro Americano, uma performance que exige muito equilíbrio dos artistas, o Cubo Olímpico, atração que exige força e concentração, e também, como não poderia deixar de ser, tem muita diversão com os números dos palhaços, sempre um sucesso com a criançada. Além disso, o grupo apresenta o táxi maluco, número de trapezistas, malabares, mágica.

7ª Mostra de Circo do Recife

A sétima edição da Mostra de Circo do Recife acontece até domingo e conta com oficinas Maquiagem Circense, Figurino e Customização, e Segurança no Circo. Além das oficinas, o público poderá conferir gratuitamente uma série de espetáculos. Nesta quinta (22) e sexta-feira (23) a apresentação acontece às 19h. Já no sábado (24), quando o Circo dos Anões se apresenta, e domingo (25) o espetáculo está marcado para 17h.

As aulas são gratuitas e acontecem das 9h às 12h, no Sítio Trindade, que fica Estrada do Arraial. Uma realização da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, a ação visa incentivar a produção circense local.

A homenageada desta edição é a artista circense Tereza Cristina, que trabalhou em diversos circos pernambucanos, como o Circo Alakazan e Circo Roda Viva. Ela se tornou muito conhecida do grande público quando integrou o Balé de Jorge Chau, na TV Jornal. Atualmente, aos sessenta e dois anos, ela se dedica à arte do circo ao lado do companheiro também circense, o Mágico Brayner.

QUINTA (22)

19h - Espetáculo coletivo dos Circos e artistas independentes:

- Circo Nawellington (Tecido Marinho)

- Circo Alakazan (Monociclo e Equilíbrio em Escada)

- Circo Cebolinha (Trapézio)

- Cia. 2 em Cena (palhaços)

- Palhaço Pinóquio (Palhaço)

- Jonathan Marinho e Eduardo Antônio (acrobacia cômica).

 

SEXTA (23)

19h - Espetáculo: O Sonho continua, com o American Circo.

(Malabares, passeio aéreo, palhaços, acrobacia aérea, etc.)

 

SÁBADO (24)

17h - Circo dos Anões na terra das Arábias (vários números)

19h - Espetáculos de Mágicas com: Mickael Marvey, Ryan Rodrigues, Cia Garret de Circo, Mágico Tony.

 

DOMINGO (25)

17h - Entrega dos certificados aos alunos das oficinas.

Espetáculos:

- Clownssicos, com a Trupe Arlequim (PB)

- Espetáculo de Circo Teatro de Palhaçaria.

Mais lidas