Despedida

Para Eduardo Campos, Ariano deixa exemplo de dignidade e amor ao Brasil

Marcela Balbino
Marcela Balbino
Publicado em 23/07/2014 às 19:42
Leitura:

Eduardo posou para foto com Ariano no Carnaval do Recife deste ano, em que o escritor foi homenageado pelo Galo da Madrugada / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Eduardo posou para foto com Ariano no Carnaval do Recife deste ano, em que o escritor foi homenageado pelo Galo da Madrugada Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Sempre presente ao lado do ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB) ao longo da vida política, o escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido nesta quarta-feira (23), era considerado um verdadeiro "amuleto" para o político. Na despedida não foi diferente. Visivelmente emocionado com a notícia da morte do 'grande professor', o candidato à Presidência da República destacou o legado deixado pelo escritor e afirmou que Ariano deixa um "exemplo de dignidade e amor ao Brasil" que todos os brasileiros deveriam seguir.

Hoje é o dia de aplaudir uma vida tão bela como a de Ariano SuassunaEduardo Campos
"O Brasil perde a maior expressão da cultura popular brasileira. Nós perdemos um amigo, um conselheiro, uma referência de toda a vida. Mas Ariano deixa um exemplo de dignidade, que todos nós brasileiros devemos seguir. Exemplo de austeridade, amor ao povo e amor ao Brasil, amor à cultura e amor à ética", destacou Eduardo Campos. "Então, viva a Ariano Suassuna e ao seu exemplo de vida", acrescentou.

Casado com a tia de Renata Campos, esposa de Eduardo, Ariano Suassuna era tido pelo ex-governador "um tio, um avô, um pai, uma referência", como ele mesmo descreveu.

Na campanha de 2006, na qual Eduardo ganhou o primeiro mandato como governador de Pernambuco, a militância do PSB foi embalada pela música Madeira do Rosarinho, que se tornou um verdadeiro hino de campanha na voz de Ariano.

O maior legado deixado por Ariano, segundo Eduardo Campos, foi a capacidade para confiar no Brasil, no povo brasileiro e respeitar a cultura do país.

O escritor foi secretário de Cultura de Pernambuco de 1994 a 1998, durante o governo Miguel Arraes - avô de Eduardo Campos -, e também atuou no mesmo cargo como secretário especial do ex-governador Eduardo Campos. Ariano era entusiasta da candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República.

VEJA O ESPECIAL

Mais lidas