Velório

Fãs e autoridades homenageiam Ariano no Palácio do Campo das Princesas

Paula Schver
Paula Schver
Publicado em 24/07/2014 às 10:00
Leitura:

Missa também acontecerá durante o velório, a partir das 11h / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Missa também acontecerá durante o velório, a partir das 11h Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O movimento segue intenso no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife, onde o corpo do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna está sendo velado. Diversos familiares, amigos, fãs e autoridades compareceram na manhã desta quinta-feira (24) e prestaram suas homenagens. O enterro será realizado ainda hoje, às 16h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. Uma missa foi celebrada durante o velório, pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. 

Corpo chegou ao Palácio do Governo às 22h50

Corpo chegou ao Palácio do Governo às 22h50Foto: Diego Nigro/JC Imagem

Emocionada, a filha de Ariano, Ana Rita Suassuna, falou à imprensa: "Ele era um homem sonhador, esperançoso e que lutava por justiça social. Um pai, um esposo, um avô, um tio, que vocês não tem a dimensão. Nós agradecemos o carinho a todos vocês e ao povo brasileiro. O céu está em festa".

» CONFIRA O ESPECIAL

Tarcísio Pereira, editor e dono de livraria, conviveu com Ariano e não economizou elogios ao amigo: "Ariano não era só o escritor. Muitos deles fazem a obra, entregam para o editor e pronto, diz que já fez sua parte. Ariano era participativo, ele sempre acompanhava a obra, acompanhava os leitores, era um escritor engajado". 

O cineasta Guel Arraes, que conviveu com Ariano desde criança, também esteve no Palácio do Governo e reforçou a importância do amigo para a história: "A grande coisa dele é que ele é um homem que viveu de acordo com suas ideias. Um homem simples que conversava com o povo, e assim ele se tornou universal".

Astan Duarte foi aluna de Ariano na UFPE quando o Centro de Artes ainda era na Benfica. Ela estudou comunicaçao social, mas hoje é funcionaria pública. "Pernambuco e o Brasil perdem muito. Ele era um grande defensor da cultura pura, sem estrangeirismos. Eu sempre acompanhei a vida dele", disse Astan.

Artistas regionais também estiveram presentes no hall do palácio para prestar homenagens ao escritor. O cantor Claudionor Germano falou o que sentiu com a perda: "É uma saudade muito grande, estaremos juntos muito em breve, espero que não tão breve".

Santanna, o Cantador, esteve presente no velório e se emocionou ao falar do amigo

Santanna, o Cantador, esteve presente no velório e se emocionou ao falar do amigoFoto: Ana Maria Miranda/NE10

Santanna, o Cantador, se emocionou na missa que homenageou Suassuna: "O Nordeste é uma grande nação. A gente tenta explicar mas não tem palavras para mensurar a perda que acabamos de ter. Gênio não se explica, é sem reposição". O artista Abelardo da Hora também esteve no local.

Nomes do cenário político do Estado, como o governador João Lyra Neto, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa, o ex-governador Roberto Magalhães, o ex-secretário da Fazenda Paulo Câmara, o senador Armando Monteiro (PTB) e a deputada estadual Terezinha Nunes (PSDB) foram alguns nomes presentes.

O corpo de Ariano chegou ao palácio às 22h50 dessa quarta-feira (23). Familiares do escritor e autoridades como o governador João Lyra Neto (PSB) estavam no local. Ele e o ex-governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), ajudaram a carregar o caixão. A esposa dele, Renata Campos, é sobrinha do escritor.

LUTO - Ariano Suassuna morreu nessa quarta-feira no Recife, aos 87 anos, vítima de parada cardíaca após entrar em coma em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico na noite da última segunda-feira (21). Pelo falecimento, a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado declararam três dias de luto oficial.

divulgação
1947 - Uma Mulher Vestida de Sol - divulgação
divulgação
1949 - Os Homens de Barro - divulgação
divulgação
1955 - Auto da Compadecida - divulgação
divulgação
1957 - O Casamento Suspeitoso - divulgação
divulgação
1956 - A História de Amor de Fernando e Isaura - divulgação
divulgação
1957 - O Santo e a Porca - divulgação
divulgação
1960 - Farsa da Boa Preguiça - divulgação
divulgação
1971 - O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta - divulgação

Mais lidas