Programação

Primeira Feira Nordestina de Livros anuncia convidados

Marina Padilha
Marina Padilha
Publicado em 15/07/2015 às 20:03
Leitura:

O escritor angolano José Eduardo Agualusa já confirmou presença no evento / Foto: Divulgação

O escritor angolano José Eduardo Agualusa já confirmou presença no evento Foto: Divulgação

As novidades da primeira edição da Feira Nordestina de Livro (Fenelivro), evento que entra no calendário literário do Estado, foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (15). A feira acontece de 28 de agosto a 7 de setembro, no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e pretende promover discussões que abordam a temática "O livro do futuro, o futuro do livro".

O evento, que tem entrada gratuita, espera um público de 150 mil pessoas, que, nas suas 10 noites, poderão desbravar os mais de 150 estandes onde estarão representadas mais de 250 editoras. Os homenageados são dois pernambucanos que contribuíram para o legado da literatura do estado: o repentista Lourival Batista, o Louro do Pajeú, e o historiador Evaldo Cabral de Mello.

Entre os mais de 40 nomes já confirmados na Fenelivro, estão José Eduardo Agualusa, Augusto Cury, Thalita Rebouças, Gerson Camarotti, Marcelino Freire e Guilherme Fiuza. De acordo com a organização do evento, a programação está 90% fechada e deve ser liberada aos poucos. Carlo Carrenho, diretor do blog PublishNews, também estará presente na feira, sendo uma das atrações relacionadas à temática principal.

A feira conta ainda com a oficina literária do pernambucano Raimundo Carrero, com inscrições gratuitas. A programação traz também o projeto As Nove Noites Nordestinas, sendo cada uma delas dedicadas a abordar a produção literária de cada um dos Estados. "Pretendemos arejar o mercado, colocar quem escreve em contato com quem lê, tentar organizar as conversas. Queremos que o Nordeste se encontre, dialogue", afirma o jornalista Evaldo Costa, responsável pela coordenação da feira.

A Fenelivro é uma iniciativa conjunta da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) com a Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livro (Andelivro), e tem apoio da Câmara Brasileira de Livros (CBL).

Mais lidas