Feira de Livros

Fenelivro começa neste final de semana no Centro de Convenções

Benira Maia
Benira Maia
Publicado em 28/08/2015 às 11:15
Leitura:

O Louro do Pajeú - Lourival Batista é um dos homenageados da I Feira Nordestia do Livro (Fenelivro) / Foto: Divulgação

O Louro do Pajeú - Lourival Batista é um dos homenageados da I Feira Nordestia do Livro (Fenelivro) Foto: Divulgação

Oficinas literárias, projetos culturais, palestras, cursos e lançamentos são algumas das opções que a I Feira Nordestina do Livro (Fenelivro) vai oferecer a partir deste sábado (29), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. O evento - que segue até o dia 7 de setembro - marca os cem anos da Imprensa Oficial do Estado. O acesso é gratuito.

Nesta primeira edição da feira - promovida pela Associação do Nordeste de Distribuidores e Editores de Livros (Andelivros) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e com curadoria do jornalista Evaldo Costa-,  a temática abordada é O Livro do Futuro, O Futuro do Livro. Dois autores pernambucanos são os homenageados: o Louro do Pajeú, Lourival Batista (1915-1992), e o historiador Evaldo Cabral de Melo, que passou a integrar a Academia Brasileira de Letra (ABL) este ano.

A abertura, neste sábado (29), acontece às 9h com um curso sobre a Elaboração de Projetos Culturais - Ênfase no Funcultura, ministrado pelo produtor cultural Alexandre Melo. Às 14h, na Sala Louro do Pajeú, é realizado painel literário com os escritores André Neves, Lenice Gomes, Rosinha Campos e Jane Pinheiro.

Encerram a programação literária do dia, às 19h, os poetas Linaldo Guedes, Sérgio Castro Pinto, Hildeberto Barbosa Filho e André Ricardo Aguiar, com o tema Noites Nordestinas.

Já no domingo (30), às 15h, acontece o lançamento do livro O Repórter Amador, da jornalista Sheila Borges, que vai ser antecedido de debate com os coordenadores do curso de jornalismo da Unicap, Juliano Domingues, e Amilcar Bezerra, da UFPE de Caruaru. Laurindo Ferreira, editor geral do Jornal do Commecio e a autora da publicação também participam da mesa. O padre João Carlos se apresenta no Teatro Beberibe, às 20h, encerrando a programação do dia.

Raimundo Carrero, José Geraldo Souto, Xico Sá e Marcelino Freire, além de Thalita Rebouças, Augusto Cury, Gerson Camarotti e o escritor angolano José Eduardo Agualusa são alguns dos nomes que participam da feira.

Ao todo são 200 estandes e mais de 200 autores convidados que vão percorrer a área de 4 mil metros, destinada ao evento. A previsão é de que 150 mil pessoas visitem o espaço.

Confira a programação completa da Fenelivro.

 

Mais lidas