Memória

Há 116 anos, morria Nietzsche, um dos maiores filósofos dos últimos tempos

Julliana de Melo
Julliana de Melo
Publicado em 25/08/2016 às 21:18
Leitura:

Nietzsche era uma alma reclusa e solitária. E foi assim, solitário, que morreu aos 66 anos / Foto: reprodução

Nietzsche era uma alma reclusa e solitária. E foi assim, solitário, que morreu aos 66 anos Foto: reprodução

Em 25 de agosto de 1900, morria o alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, um dos filósofos mais influentes do mundo no último século. Donos de ideias incendiárias e naturalmente questionador, Nietzsche quase não teve reconhecimento em vida, mas suas reflexões sobre a vida, a sociedade e a cultura são objetos de estudo da nossa sociedade no século XXI.

Nietzsche era uma alma reclusa e solitária. E foi assim, solitário, que morreu aos 66 anos.

A obra filosófica de Nietzsche está especialmente voltada para crítica da moral, dos costumes, dos sistemas filosóficos e, principalmente, da religião, em especial o Cristianismo. Não à toa, talvez a sua obra mais famosa seja "O Anticristo", livro em que se dedica a fazer críticas à religião dos seguidores de Jesus Cristo.

São de Nietzsche as famosas frases "Deus está morto" e "o último cristão morreu na cruz". Um fato paradoxal sobre isso, é que Nietzsche é descendente de uma tradicional família de pastores do protestantismo luterano da Alemanha.



No início do século 20, o nome de Nietzsche foi erroneamente associado ao Nazismo. Décadas depois, foi esclarecido que sua irmã, Elizabeth, distorceu os conceitos da obra do filósofo para que essa ficasse em consonância com o regime nazista.

Mas nem só de crítica sobre religião é composta a obra de Nietzsche, o filósofo também é dono de uma série de escritos sobre educação e cultura, principalmente a música, expressão artística pela qual era apaixonado.

Independentemente de posições religiosas, Nietzsche é, sem sombra de dúvidas, um autor obrigatório para quem quiser entender mais profundamente o mundo em que vive.

O site "Colunas Tortas", voltado para compartilhamento de conhecimento acadêmico, disponibiliza um vasto acervo de livros de Nietzsche para download grátis em português. O site também disponibiliza uma série de livros, artigos e dissertações que analizam e explicam a obra do pensador.

 

Mais lidas