Tirinhas

Com críticas e bom humor, 1ª publicação de Mafalda completa 52 anos

Thiago Vieira
Thiago Vieira
Publicado em 29/09/2016 às 7:50
Leitura:

Mafalda foi criada por Quino, cartunista argentino, e faz sucesso até os dias de hoje / Foto: divulgação

Mafalda foi criada por Quino, cartunista argentino, e faz sucesso até os dias de hoje Foto: divulgação

Quem nunca se deparou com uma tirinha da Mafalda nos livros de português? A personagem, além de servir como educativa, sempre colocou um tom crítico e reflexivo nas suas histórias sem, é claro, perder o humor. Nesta quinta-feira (29), completa 52 anos da sua primeira publicação.

A personagem argentina foi criada em 1962 pelo cartunista Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, para estrelar um cartoon de propaganda a ser publicado no Clarín, um dos principais jornais do país. Na época, o contrato foi rompido e a estreia de uma das personagens literárias mais famosas do mundo foi adiada. O nome Mafalda surgiu, inclusive, porque ela obrigatoriamente deveria ter um nome que começasse com 'M', então Quino se inspirou em uma personagem da novela Dar la Cara, do cubano David Viñas.

A primeira publicação, no entanto, veio dois anos depois, no dia 29 de setembro de 1964 no Jornal Primera Plana e, imediatamente, alcançou o sucesso tanto na Europa quanto na América Latina. Em 1973, Quino decidiu para de reproduzir sua principal personagem por acreditar que a personagem tinha virado um carimbo, o que artisticamente era ruim.

As tirinhas de Mafalda já foram traduzidas para 26 idiomas, chegando ao Brasil em 1973. Curiosamente, poucas versões são encontradas na versão inglesa e, nenhuma, nos Estados Unidos. Os americanos criaram o personagem Charlie Brown, que segue a mesma linha da latina e que já chegou a ser comparado por Umberto Eco, que definiu a argentina como mais compreensível pelo contexto latino.

Por suas tiras ácidas e com críticas sociais pertinentes e bem humoradas, a personagem faz sucesso até hoje.

Mais lidas