Não é apenas música

Descubra o acervo (praticamente secreto) de audiolivros do Spotify

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 26/10/2016 às 14:00 | Atualizado em 13/08/2020 às 12:03
Leitura:
Serviço de streaming esconde um interessante acervo de obras literárias / Foto: NE10

Serviço de streaming esconde um interessante acervo de obras literárias Foto: NE10

De suspense a fantasia passando por clássicos da literatura. Acredite, em meio ao vasto catálogo de músicas o Spotify, está escondido uma grande acervo de obras literárias está disponível. No total, são disponibilizadas no serviço de streaming 30 playlists com diferentes conteúdos na língua inglesa, um tesouro para quem deseja praticar o idioma.

O gênero Word, que aparece na versão em português do Spotify com o nome “Do Mundo”, guarda parte dos audiolivros, mas não aparece junto dos outros gêneros. Para ter acesso à área, o usuário pode clicar aqui ou digitar 'spotify:genre:word' (tudo junto mesmo) na busca do aplicativo para celular ou desktop.

Em meio às playlists, é possível encontrar 'As Tragédias de Shakespeare', 'Os Clássicos de Charles Dickens' e até inúmeras obras de James Joyce, como Ulisses. Algumas obras literárias são lidas pelos próprios autores, como os poetas Allen Ginsberg, Sylvia Plath e Gertrude Stein.

Para quem deseja mais, no serviço de streaming é possível encontrar ainda Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll), Orgulho e Preconceito (Jane Austen), As Aventuras de Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle), O Corcunda de Notre Dame (Victor Hugo) e tantas outras obras lidas em inglês. O Spotify conta até mesmo com a famosa transmissão radiofônica de Guerra dos Mundos (H. G. Wells) feita Orson Welles, que causou pânico entre os desavisados que pensaram que se tratava de uma notícia real sobre invasão alienígena.

Audiolivros ganham espaço no mercado

Apesar de ainda não ser um formato tão popular no Brasil, os audiolivros tem apresentando um crescimento no mercado mundo. Nos Estados Unidos, entre 2012 e 2015, a venda de audiolivros cresceu quase 85%, segundo a Association of American Publishers. No ano passado, este mercado vendeu U$ 1.77 bilhões, um crescimento de 20,7% em comparação com 2014, conforme estimativa da Audio Publishers Association. O número de títulos lançados também mostrou crescimento. No total, 35.574 audiolivros foram lançados em 2015, enquanto em 2011 foram apenas 7.237, de acordo com a Audio Publishers Association.

A plataforma de audiolivros da Amazon, Audible, tem apresentado crescimento anual de 40% por ano. Os assinantes do serviço, que conta com livros em 37 idiomas, ouviram durante o ano passado 1,6 bilhões de horas de conteúdo. No Brasil, o serviço de assinatura de audiolivros Ubook foi lançado em 2014 e já conta com mais de 10 mil títulos. Disponível para web, iOS e Android, a plataforma conta com a possibilidade de download dos títulos para que sejam ouvidos offline.

Mais lidas