Terror

Livro sobre medo de palhaço na cultura pop tem lançamento no Recife

Gustavo Belarmino
Gustavo Belarmino
Publicado em 21/03/2017 às 18:03
Leitura:

O pernambucano Filipe Falcão é um dos autores e pesquisa cinema de terror no doutorado da UFPE / Foto: divulgação

O pernambucano Filipe Falcão é um dos autores e pesquisa cinema de terror no doutorado da UFPE Foto: divulgação

Falar de vilões de filmes de terror naturalmente faz com que o público pense em monstros assustadores, fantasmas, demônios ou assassinos mascarados. Mas para uma parcela da população, o medo no cinema pode ser representado através do aparente sorriso inocente de um palhaço. A verdade é que é comum encontrar adultos que sofrem de coulrofobia. A estranha palavra significa nada mais nada menos do que medo de palhaços.

E não apenas o cinema de terror como a cultura pop em geral logo percebeu isso e passou a apostar neste tipo de vilão. O livro Medo de Palhaço – A Enciclopédia Definitiva Sobre Palhaços Assustadores na Cultura Pop, primeira obra da equipe do Boca do Inferno, mais antigo portal de filmes de terror do Brasil, procura os arrepios por sob as gargalhadas ao adentrar neste aflitivo picadeiro desde os primórdios do circo, buscando explicações na história e na psicologia.

Foto: divulgação

Os autores, o pernambucano Filipe Falcão, o mineiro Matheus Ferraz e os paulistas Marcelo Milici, Gabriel Paixão e Rodrigo Ramos, trazem um rico compêndio sobre o palhaço como figura capaz de provocar medo em diferentes vertentes da cultura pop. O lançamento do livro acontece no Recife na sexta-feira, dia 24 de março, na livraria Cultura do RioMar, às 19h. Na ocasião, os atores Filipe Falcão e Marcelo Milici estarão presentes para conversar com os leitores e autografar a publicação.

"Começamos a proposta com cerca de 30 filmes e nossa lista aumentava até que tivemos que colocar um prazo como data final”, explica Filipe, que é professor universitário e pesquisa cinema de terror no doutorado na UFPE. Além dos títulos estrelados por palhaços assustadores, o livro traz também cenas nas quais estes personagens são coadjuvantes ou aparecem por poucos segundos.

Palhaços medonhos presentes no imaginário popular

Desmembrando em capítulos sobre cinema, televisão, literatura e quadrinhos, o livro destaca nomes famosos da ficção como Pennywise, a criação de Stephen King no livro A Coisa e adaptada para o cinema no filme IT – Uma Obra Prima do Medo, de 1990; todas as encarnações do Coringa, o anárquico vilão de Batman; e o favorito de todos dos anos 1980, os Palhaços Assassinos do Espaço Sideral.

O livro ricamente ilustrado e todo colorido traz mais de cem análises. A publicação também investiga as lendas dos palhaços ladrões de órgãos e apresenta John Wayne Gacy, o verdadeiro palhaço assassino.

 

Mais lidas