Hidratação

Cabelos naturais e bem cuidados no verão

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 13/01/2015 às 15:45
Leitura:

Coques podrinhos e turbantes são a cara do verão / Foto: Divulgação

Coques podrinhos e turbantes são a cara do verão Foto: Divulgação

"Cabelos naturais são a tendência do verão". É com esta afirmação que Thaís Barreto, consultora de imagem da Beauty Bar, explica os cuidados que devem ser tomados pelas mulheres nesta estação. Isto porque os fios ficam mais expostos ao sol, vento, mar e piscina, provocando mais facilidade de ressecamento. "É bom evitar ao máximo o secador e a chapinha", orienta.

Para ficar longe de secador e chapinha, a consultora orienta que se abuse de penteados. "Para quem tem fios cacheados, é legal colocar leave-in (creme para pentear sem enxágue) e amassar os cabelos com as mãos, abusar das tranças, tranças na franja, usar tiaras, headbands, turbantes; que ajudam a proteger, são práticos e têm tudo a ver com o verão", sugere Thaís.

Caso o secador seja essencial, pode-se usá-lo com o jato mais frio e com uma distância maior. Também é indicado o uso de produtos termoativos, que criam uma barreira de proteção, para usar o equipamento.

Consultora de imagem Thaís Barreto recomenda cabelos naturais no verão

Consultora de imagem Thaís Barreto recomenda cabelos naturais no verãoFoto: Ana Maria Miranda/NE10

Segundo ela, a mesma preocupação que as pessoas têm com a pele neste período devem ter com os cabelos. Antes de se expor a algum dos elementos citados, o primeiro passo é aplicar um leave-in com proteção solar, 30 minutos antes. "Quando entrar no mar ou piscina, a pessoa deve enxaguar os cabelos com água doce e reaplicar o produto, desembaraçar com um pente de madeira ou com os próprios dedos", explica. 

Na hora do banho, a pessoa deve usar um xampu anti-resíduo e aplicar uma máscara de hidratação. Com os cabelos ainda úmidos, deve reaplicar o leave-in, para que os cabelos continuem protegidos.

De acordo com a dermatologista Cláudia Magalhães, os cabelos podem ser lavados todos os dias, com o produto adequado. "Existem xampus para cada tipo de cabelo, liso, cacheado, seco; de diferentes marcas, mas que devem ser testados para ver se os fios se adequam", explica. 

Segundo Cláudia, deve-se aplicar o shampoo ao menos duas vezes antes do condicionador, para que os fios fiquem limpos e hidratados. Magalhães recomenda também que se faça rodízio de produtos, que fazem o cabelo ficar melhor.

Cortesia
Mulheres com cabelos tingidos como o de Renata devem atentar à hidratação - Cortesia
Cortesia
Longa exposição ao sol sem proteção pode fazer com que coloração desbote - Cortesia
Divulgação
Bandanas podem ser usadas para enfeitar e proteger os fios - Divulgação
Divulgação
Turbantes coloridos são uma boa dica para ficar bonita e proteger os cabelos - Divulgação
Divulgação
Trança "rabo de peixe" é uma ideia para o verão - Divulgação
Divulgação
Rabo de cavalo é penteado simples para usar na praia ou piscina - Divulgação

A hidratação deve ser feita no mínimo uma vez na semana, podendo aumentar para duas no verão. A orientação tanto das consultoras quanto da dermatologista é ir ao salão de beleza pelo menos uma vez por mês, para aplicar o produto profissional.

Quando estiver na praia ou piscina, é possível usar acessórios para proteger o couro cabeludo, como faixas ou chapéis. "O sol pode queimar os cabelos, mas o chapéu também abafa, o que não é bom. Então, quando estiver na sombra, o certo é deixar o cabelo livre", completa a consultora Bárbara Barreto.

TINGIDOS - As meninas que têm química ou tingem o cabelo devem ficar mais atentas, já que os fios possuem mais tendência de ficarem ressecados ou a cor desbotar. Segundo a dermatologista, o loiro artificial pode se tornar verde ou laranja no contato com o sol sem proteção.

A designer de moda Renata Palhano, 23 anos, se diverte com seus amigos na piscina frequentemente e sabe da importância de cuidar dos fios. "Quase todos os dias uso o spray com protetor solar. No verão, sempre mudo meus produtos para alguns mais refrescantes para o couro cabeludo, como um de limão", relata. 

Auxiliar administrativa Andreza Alves hidrata semanalmente os cabelos

Auxiliar administrativa Andreza Alves hidrata semanalmente os cabelosFoto: Cortesia

Desde os 13, ela tinge os cabelos lisos das cores mais variadas. Já pintou de vermelho, roxo, azul, amarelo, rosa, entre outros. "Tenho um cronograma capilar, por semana faço duas hidratações, uma reconstrução e uma nutrição", conta Renata.

Já a auxiliar administrativa Andreza Alves, 19, tem os fios cacheados e faz hidratação uma vez por semana. Quando vai à praia e piscina, evita molhá-los. "De dois em dois meses, quando vejo que está mais estragado, aplico uma cauterização", diz. No dia a dia, lava em dias alternados.

Outras dicas para os cabelos no verão são: não dormir nem prendê-los molhados, não lavá-los com água quente, alimentar-se e hidratar-se bem. 

VEM COM O SOL – Aproveitando o lançamento oficial da temporada mais quente do ano, o NE10, que tem como o símbolo o sol, convida todos os seguidores do Instagram do portal (@portalNE10) a compartilhar seus registros com a gente, através da hashtag #Vemcomosol. A ideia é formar, durante a estação, uma grande galeria com registros tanto da equipe do portal quanto dos nossos curtidores. Valem imagens do nascer ao por do sol, de pontos turísticos, praia, piscina e tudo o mais que remeta ao verão e ao astro rei. Durante a temporada o portal, seus blogs e parceiros também vão trazer várias matérias sobre os cuidados com a pele, beleza, moda, comportamento para aproveitar ao máximo a estação.

Mais lidas