Dificuldade

Mulheres com pé grande sofrem para achar sapatos de numeração maior

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 21/12/2016 às 7:59
Leitura:

Sapatos femininos maiores que 40 são difíceis de se encontrar à venda / Foto: Priscila Miranda/NE10

Sapatos femininos maiores que 40 são difíceis de se encontrar à venda Foto: Priscila Miranda/NE10

Mulheres que calçam 39 costumam procurar um pouco mais nas prateleiras para achar o calçado ideal que caiba em seus pés. Porém a dificuldade de quem calça mais de 40 e quer comprar um sapato feminino que seja confortável e bonito é muito maior. Infelizmente, o mercado ainda é restrito na produção de sapatos e sandálias para mulheres com pé grande.

A enfermeira Gabriela Tiago, 30 anos, está no início de uma gravidez e já sente dificuldades para encontrar sapatos e sandálias para seus pés tamanho 40. “O inchaço vai complicar ainda mais a minha situação. Nas lojas, as vendedoras ensinam técnicas de alargar a sandália, até hidratante eu passo nas bordas do sapato”, conta.

Moradora de Olinda, Região Metropolitana do Recife, ela afirma que desde os 15 anos de idade calça 40 e sempre encontrou problemas para comprar algo que caiba no pé. “Hoje é um pouco mais fácil, mas nem tanto. São poucas lojas que vendem e sempre é mais caro. Acabo pagando o preço mais caro e os vendedores continuam alegando que é porque é uma numeração que vem pouca”, explica Gabriela.

DANDO UM "JEITINHO" Gabriela Tiago está grávida e precisa "folgar" suas sandálias para não sofrer com o inchaço nos pés, comum na gestação. Foto: Priscila Miranda/NE10

Outra mulher que encontra dificuldades é a perita Maria Clara de Sena, 37. Calçando 42, ela também reclama dos preços mais salgados para os sapatos de numeração maior que 40. “Existem lojas específicas para o pé feminino de número maior, mas sempre são com preços altos. A gente paga pelo valor de dois sapatos. As lojas precisam entender as especificidades da mulher brasileira. A questão da mulher transsexual também, que costuma consumir bastante, o comércio deveria estar preparado para elas”, diz.

De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), não existe nenhuma norma nem legislação para que as fábricas de sapatos produzam uma quantidade mínima do produto. “Inclusive, caso uma fábrica queira produzir apenas um número, ela pode”, afirma Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados.

Ela completa que as empresas calçadistas costumam estar antenadas às tendências de moda e de mercado, porém a demanda por números grandes ainda é pequena se comparada aos abaixo de 40. “Entendemos que, se as empresas ainda não se dedicaram à produção de calçados femininos acima de 40, é porque ainda não existe uma demanda representativa para essa adaptação na produção. Mas existem empresas que se focam em nichos que podem ser ou de tamanhos maiores ou de tamanhos menores, abaixo de 33”, comenta.

Buscando alternativas para o pé grande

Se são poucas as lojas que comercializam sapatos maiores, o jeito é se apegar a elas. A universitária Mariane Monteiro, 22, sabe exatamente os locais que precisa ir quando precisa de um novo sapato tamanho 41. “Eu normalmente compro na Zappataria ou em lojas artesanais, como a Vitalina. A Zappataria trabalha com uma numeração fora do padrão, então sempre consigo achar lá rasteiras, salto ou sapatilhas. Ultimamente conheci, através de uma trans, a loja Líria Aquino, na Conde da Boa Vista. Tenho um mocassim de lá, mas ela vende vários modelos diferentes”, afirma.

A analista de compras Júlia Lapa também frequenta as lojas especializadas para comprar sapatos para seu pé 41/42, como a Zappataria. “Internet sempre tem opções, mas é arriscado comprar sem calçar porque às vezes um 42 fica bom, mas 41 fica melhor... depende muito do modelo e da forma do sapato”, afirma.

A Zappataria é unanimidade na fala das entrevistadas. A marca, que possui três lojas no Recife, trabalha com fabricação própria e conta com modelos exclusivos para praticamente todos os tamanhos de pés. “Temos do 33 ao 43. A maioria das adolescentes hoje em dia está usando números grandes. Tenho cliente de 12, 13 anos que já usa 43”, afirma Ana Clara Oliveira, gerente da Zappataria que fica no Shopping Tacaruna, em Santo Amaro, Centro do Recife.

Algumas lojas têm percebido essa procura por números grandes e estão passando a se adaptar. É o caso da loja Flor de Caju, em Jardim Atlântico, em Olinda que não vende calçados femininos maiores que 40, mas passará a vender no ano que vem. “A procura é grande, então teremos com certeza. A nova coleção 2017 já virá com tamanhos grandes”, afirma a empresária Maria da Paz.

ADAPTANDO-SE A PEDIDOS  A loja Flor de Caju, em Olinda, vai passar a comercializar sandálias femininas maiores que o 39. Foto: Reprodução/Facebook

Mais lidas