Saúde da pele

Sabia que maquiagem tem prazo de validade?

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 06/02/2017 às 15:23
Leitura:

 / Foto: Reprodução / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Você passa meses - ou até anos - usando a mesma maquiagem? Às vezes gastamos tanto naquele produto incrível, que amamos, e apenas nos recusamos a jogar fora. Mas, infelizmente, esta prática representa um perigo à saúde, como alerta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Usar os produtos após a data de expiração pode acabar em alergias, acne e inflações na pele. "Todo produto cosmético tem data de validade, que significa a segurança do usuário, pois existem materiais usados na produção que se degradam com o tempo ou criam fungos e bactérias", explica a dermatologista Carolina Coelho. No caso de maquiagem para a área dos olhos, o cuidado também deve ser grande. "As consequências podem ser de uma reação alérgica, edema de pálpebra, lacrimejamento exacerbado, vermelhidão, ardor, irritação e até conjuntivite", explica o oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura.

Para as maquiagens, o prazo da validade, que é determinada pelo fabricante, é representado pelo desenho de um pote com um número dentro, que indica os meses de duração do produto após aberto. É importante ainda estar atento se o odor, a cor ou a textura estão alterados. Caso esteja, não use, como destaca a dermatologista Carolina Coelho. "Se perceber algum desconforto após aplicar a maquiagem, a orientação é remover o produto, lavar com sabonete neutro. Se durar mais de 24 horas, o ideal é procurar um dermatologista", lembra a médica.

Além de atentar para a data de validade, o modo de armazenamento também é fundamental para manter a segurança do uso do produto. O banheiro, por exemplo, não é um bom local para guardar maquiagem, como alerta a SBD. Isto porque este é "um ambiente muito úmido, onde há acúmulo de vapor e variação de temperatura, o que sem dúvidas acelera a degradação das maquiagens". Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia também desaconselha carregar todas as maquiagens em uma nécessaire dentro da bolsa. O ideal é armazenar os produtos em um local seco e longe do calor.

Cuidar dos pincéis também é fundamental

Estar atenta à maquiagem, mas deixar de cuidar dos pincéis também é um erro comum. "Para garantir a saúde da pele, é importante sempre que aplicar produtos líquidos, lavar o pincel e deixar secar bem, caso contrário, podem criar fungos", explica a dermatologista Carolina Coelho. Quanto aos pincéis usados com maquiagens em pó, a limpeza pode ser feita periodicamente.

Mais lidas