Maquiagem

Pele perfeita: veja como escolher a base ideal para seu tipo de pele

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 17/03/2017 às 10:23
Leitura:

Uma base que combine com sua pele faz toda a diferença na maquiagem / Foto: Luiz Pessoa / NE10

Uma base que combine com sua pele faz toda a diferença na maquiagem Foto: Luiz Pessoa / NE10

Para atingir aquela make perfeita, os apaixonados por maquiagem sabem que a preparação da pele é a etapa fundamental. Mas pode ser bem difícil encontrar a base ideal para o seu tipo de pele no meio da enorme variedade oferecida atualmente no mercado.

>> Leia mais: Sabia que maquiagem tem prazo de validade?

"Uma base que é boa para uma pessoa, pode não ser boa para outra pessoa", explica a maquiadora Monique Caires. Para escolher a base certa, ela considera que é muito importante identificar o tipo e cor de base que melhor se adéqua ao seu tipo de pele. Confira abaixo as dicas, tome nota e encontre o produto perfeito:

Cor da base

Apesar de muito comum, testar a base no pulso ou no antebraço não é a forma mais correta de achar seu tom. "A cor desta parte do corpo não é igual à do rosto, então acabamos errando. Sendo assim, a dica para encontrar o tom mais harmônico é colocar um pouco da base no colo ou no rosto, realmente", revela. Além disso, a maquiadora diz que é interessante passar um tempo com o produto antes de se decidir completamente. "Passe o produto e vá dar uma volta para ver como a base se comporta na sua pele", explica. Outra dica importante que Monique dá é combinar a cor da base com a cor do corretivo.

Tipo base X tipo de pele

Para um resultado impecável, o tipo da base também deve combinar com o da pele. "As pessoas que têm pele oleosa podem se dar melhor com produtos de média cobertura, que dão um resultado opaco e tira aquele aspecto oleoso, além de apostar no primer", explica Monique. É interessante ainda fugir dos produtos com contam com óleo em sua composição e apostar nos com água.

No meio termo entre a pele secas e a oleosa, a pele mista requer cuidado para não ficar seca ou brilhante demais. É interessante começar hidratando todo o rosto, para então aplicar o primer nas regiões mais oleosas, como o alto do nariz e o queixo.
Para as peles secas, o ideal é fugir das bases com efeito mate e apostar na hidratação. "As bases mais leves são melhores para este tipo de pele e dão um bom resultado", considera Monique. Se a pele é madura, Monique diz que a aposta deve ser nos produtos de cobertura leve, para não marcar as rugas de expressão.

A maquiadora lembra ainda que pessoas que fazem tratamento de pele com ácido devem procurar o dermatologista para saber qual tipo de produto deve utilizar.

Aplicação da base

Toda pele antes de aplicar a base, deve ser higienizada. "Primeiro você deve lavar com um bom sabonete, um tônico e um hidrante, para então aplicar o primer e a base", explica a maquiadora Monique Caires, destacando que uma boa maquiagem é aquele que parece natural.

A forma como a base é aplicada também é importante para um bom resultado. O segredo, segundo ela, é espalhar bem, para que o produto não fique acumulado, tendo atenção aos cantos da boca e nariz.
Para fazer com que a base dure o dia inteiro, XX explica que o segredo são produtos de boa qualidade. "Aplicando bem, o produto fixa por 8h ou 10h. Para ajudar, é interessante ainda apostar um primer", finaliza a maquiadora.

Mais lidas