Decisão

Justiça condena Shakira por plágio

Ana Maria Miranda
Ana Maria Miranda
Publicado em 20/08/2014 às 22:40
Leitura:

A Justiça considerou que "Loca" é uma "cópia ilegal" da canção do compositor e cantor dominicano Ramón Arias Vásquez / Foto: AFP

A Justiça considerou que "Loca" é uma "cópia ilegal" da canção do compositor e cantor dominicano Ramón Arias Vásquez Foto: AFP

A música "Loca", da cantora colombiana Shakira, lançado em 2010, foi considerada plágio de uma canção composta por um músico dominicano em 1998 por um tribunal de Nova York em um processo por violação de direito autoral.

Em uma sentença de 40 páginas, da qual a AFP obteve uma cópia nesta quarta-feira (20), o juiz federal Alvin Hellerstein considerou que "Loca" é uma "cópia ilegal" da canção do compositor e cantor dominicano Ramón Arias Vásquez.

Durante o processo, Arias disse ter escrito sua canção "Loca con su Tiguere" entre 1996 e 1998. Ele chegou a interpretá-la em uma sessão no tribunal. A música foi registrada em uma fita cassete apresentada no processo.

Em 2007, o também dominicano Edward Edwil Bello Pou, conhecido como "El Cata", lançou a música de Arias como de sua autoria e a transformou em um sucesso no país.

O álbum de Shakira "Sale el Sol", de 2010, tem duas músicas que eram versões de Bello, que canta em alguns momentos.

Detentora dos direitos das músicas de Arias, a Mayimba Music processou a Sony Corp of America e várias de suas filiais em 2012 por violação de direito autoral.

O juiz limitou a responsabilidade a duas empresas da Sony - a Sony/ATV Latin e a Sony/ATV Discos - e considerou que a versão em inglês da canção, de Shakira, não era uma violação dos direitos autorais de Arias.

Até o dia 29 de agosto, haverá uma sessão no tribunal em que as partes devem apresentar um documento no qual informem a indenização por danos à produtora. No dia 8 de setembro, os advogados da Sony, que representa a cantora, e da Mayimba se reunirão para decidir os próximos passos do caso.

"Loca" foi um sucesso e vendeu milhões de cópias em todo o mundo.

Mais lidas