Lua

Programação especial no Cais do Sertão pelo aniversário de Luiz Gonzaga

Isabelle Figueirôa
Isabelle Figueirôa
Publicado em 05/12/2014 às 9:02
Leitura:

Neste sábado (6), haverá desfile e exposição de 20 looks inspirados no universo iconográfico construído por Luiz Gonzaga / Foto: divulgação

Neste sábado (6), haverá desfile e exposição de 20 looks inspirados no universo iconográfico construído por Luiz Gonzaga Foto: divulgação

Luiz Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912. Desde quando ele consagrou-se referência da cultura nordestina, a data é lembrada com muito forró, xote, xaxado e baião. O Museu Cais do Sertão segue a tradição e realiza uma agenda especial com cortejo, apresentações culturais e lançamentos de estampas inspiradas na obra gonzaguiana.

Neste sábado (6), às 16h, acontece o projeto Ateliê do Sertão: O Sertão vai virar moda, que traz o desfile e a exposição de 20 looks criados pelos alunos concluintes do curso de Moda do Senac. As roupas foram pensadas a partir da pesquisa sobre os diferentes temas presentes no museu, em especial a música de Luiz Gonzaga, o cotidiano do vaqueiro e os aspectos de geografia do semiárido nordestino. A entrada está inclusa no ingresso do Cais. Às 17h, o designer Guilherme Luigi lança a linha Estampas Gonzaguianas.

A programação deste sábado (2) também comemora os seis anos do Memorial Luiz Gonzaga / Foto: Andréa Rego Barros/ divulgação PCR
Foto: Andréa Rego Barros/ divulgação PCR

O Cortejo do Rei do Baião será realizado no próprio dia 13, a partir das 14h, com saída do Pátio de São Pedro. O percurso passará pelas ruas e avenidas do bairro de São José acompanhado por bonecos gigantes e forrovioca até o Cais do Sertão. Na chegada, o público será recebido pelo grupo Em Canto e Poesia.

A agenda do projeto continua no sábado, dia 20, com apresentações dos grupos da cultura popular representativa do ciclo natalino em Pernambuco: Estrela Brilhante, Cavalo Marinho, Boi Pintado de Aliança e Reisado de Zabelê, que se apresentam na área externa do Museu às 17h.

http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2014/12/cais-sertao4.jpg
Foto: divulgação

O já tradicional projeto Conexão Cais, que acontece sempre no último domingo do mês, dia 28, às 15h30, encerra o projeto e as ações do espaço de 2014, ao som de Adriano Sanfona e a Ciranda do Egídio.

» Confira a programação completa:

Sábado (6), às 16h, área interna do Museu e Caixa de Poesia
Projeto Ateliê do Sertão: O Sertão vai virar moda

Sábado (6), às 17h, área externa do Museu Cais do Sertão
Lançamento de Estampas Gonzaguianas do designer Guilherme Luigi

Sábado (13), às 14h, saída do Pátio de São Pedro até o Cais do Sertão
Cortejo do Rei do Baião

Sábado (20), às 17h, Área externa do Museu
O Natal de Seu Luiz

Domingo (28), às 15h30, Praça do Juazeiro
Conexão Cais: Adriano Sanfona e Ciranda do Egídio

Mais lidas