Religião

Apresentações culturais para festejar o dia de Iemanjá em Candeias

Angélica Souza
Angélica Souza
Publicado em 07/12/2014 às 10:45
Leitura:

O babalorixá Marcos de Ossayin é responsável por um dos 14 estandes da feira / Foto: Cortesia

O babalorixá Marcos de Ossayin é responsável por um dos 14 estandes da feira Foto: Cortesia

Com o tema "Tem orixá nas águas de Jaboatão", o evento Orixá Mar reúne povos de terreiros em comemoração ao dia de Iemanjá, orixá das águas, em Candeias, Jaboatão dos Guararapes, Grande Recife, nesta segunda-feira (8).

O dia conta com apresentações culturais com o Afoxé Oxum Pandá, Banda Sonduos Quilombos, Maracatu de Batuque Virado Nação Xangô Alafim, Maracatu Estrela da Sedução, Maracatu Mirim Luar Percussão, Nação do Maracatu Aurora Africana. O evento também terá show com a cantora Andréia Luiza.

Durante todo o dia, 14 estades - cada um representando uma casa de axé, com degustação de comida de santo, além de palestras. 

Esse ano, a festa homenageia o percussionista Naná Vasconcelos e a Mãe Elza de Iemanjá. O evento tem entrada gratuita e tem início às 9h. 

ORIXÁ- Iemanjá é um orixá africano que deriva da expressão iorubá Yéyé omo ejá, que significa "Mãs cujo os fillhos são peixes". Em Pernambuco, a festa acontece dentro do sincretismo religioso com o dia de Nossa Senhora da Conceição. Na Bahia, 8 de dezembro é dedicado à padroeira da cidade Nossa Senhora Conceição da Praia. Na Pedra Furada, no Monte Serrat, em Salvador, o presente de Iemanjá, uma manifestação popular que tem origem na devoção dos pescadores locais à Rainha do Mar - também conhecida como Janaína. 

Em João Pessoa, na Paraíba, a Praia de Tambaú também realiza festa para celebrar a data. 

Mais lidas