Pai Adão

Primeiro Réveillon Afro tem apresentações culturais em Água Fria

Angélica Souza
Angélica Souza
Publicado em 26/12/2014 às 12:05
Leitura:

O evento terá apresentações culturais / Foto: Divulgação

O evento terá apresentações culturais Foto: Divulgação

O Sítio de Pai Adão realiza o primeiro Réveillon Afro em Água Fria, Zona Norte do Recife, a partir das 20h, deste sábado (27). Entre as apresentações, os visitantes poderão conferir o Maracatu Nação Raízes de Pai Adão, fundado em 1998, além do Coco das Estrelas, Banda Oju Obá e o Afoxé Povo de Ogunté. 

Para o presidente do Afoxé Povo de Ogunté, Cosme Costa, a criação do Réveillon tem fundo cultural e político.  “A comunidade negra perdeu muito espaço nos últimos anos. O mês de novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra, já não tem mais tantas festividades. Não há mais Festa da Lavadeira ou cerimônias no Pátio de São Pedro. O réveillon serve para festejar e nos tornar mais visíveis”, explica Cosme que é um dos organizadores da  festa.

O evento conta com as apresentações de Maracatu, Coco, Samba-reggae e Afoxé, além de barracas com comidas de terreiro e a comercialização de adereços e CDs. Os visitantes são convidados a usar roupas de azul ou branco. Os homens devem vestir calça e mulheres saia longa. A entrada é gratuita.

SÍTIO DE PAI ADÃO – Fundado por volta de 1875 pela yalorixá Inês Joaquina da Costa, o Terreiro Obá Ogunté é um dos mais antigos e respeitados ícones do culto nagô no Brasil. É mais conhecido como Sítio de Pai Adão em virtude de seu quarto babalorixá, Felipe Sabino da Costa – Pai Adão, sacerdote reconhecido por seus poderes espirituais. Foi o primeiro terreiro a ser tombado pelo governo de Pernambuco, em 1985. Seus líderes atuais são o babalorixá Manuel Papai e a yalorixá Maria do Bomfim.

 

 

Mais lidas