Cavern Club

Ray McFall, dono de clube em que Beatles começaram, morre aos 88

Elvis Lima
Elvis Lima
Publicado em 08/01/2015 às 20:17
Leitura:

Ray McFall, proprietário do clube Cavern Club, morreu nessa quinta (8) aos 88 anos. O bar, que fica em Liverpool, é conhecido por ter sido o primeiro palco dos Beatles. A primeira apresentação feita pelos Beatles aconteceu na hora do almoço, em 9 de fevereiro de 1961. Segundo a revista Rolling Stone, a parceria quase não aconteceu por causa de uma regra de McFall, que proibia calças jeans para evitar "frequentadores indesejados".

George Harrison, no entanto, não sabia da regra e apareceu com a vestimenta, sendo barrado pelos seguranças na entrada. O dono, apesar de descontente, resolveu reconsiderar, o que levou a um relacionamento fértil: os Beatles tocaram no lugar 292 vezes (ganhando 25 libras por cada show). "Os Beatles eram sensacionais e eu fiquei chocado. Completamente, absolutamente, instantaneamente", disse McFall. "Desde o primeiro dia, não tinha como parar eles."
Sobre o episódio das calças, McFall declarou depois que não gostava que eles usassem jeans mesmo depois, porque eram um "tabu" no Cavern.

"Os Beatles estavam muito preparados pelos ensaios, porque tinham vindo de 3 meses de tortura em Hamburgo. Mas eu não gostava que eles usassem jeans. Eu sentia que, se as pessoas estivessem usando roupas limpas e boas, elas estariam mais propícias a se comportar e não sujar nem quebrar nada", disse ele. Além dos Beatles, tocaram no Cavern Club os Rolling Stones, The Yardbirds (banda que deu origem ao Led Zeppelin), John Lee Hooker e Howlin' Wolf. Antes de McFall comprar o estabelecimento, ele era um bar de jazz. Em 1966, o bar fechou porque McFall declarou falência. O lugar reabriu em local próximo ao original em 1984.

Mais lidas